Lama: brinquedo potente!

Ah! O barro…

Desde sempre as crianças são atraídas pelas poças de lama!
Quantas lembranças nós temos de misturar terra e água e fazer surgir uma bela torta! Acrescente a isso galhos, folhas secas, mais água…

Brincar no barro conecta as crianças com a natureza, fortalece o sistema imunológico, melhora as funções cognitivas, estimula a criatividade, aprimora as habilidades motoras e o melhor: é de graça.

A lama é conexão com a natureza. É fundamental proporcionar momentos em que as crianças estejam conectadas com o meio ambiente, considerando que muitas têm oportunidades limitadas de brincar ao ar livre. O amor pela natureza se constroi na relação direta, no contato diário.

E sabe o que mais? O barro inclui todas as crianças! Permite que cada uma brinque à sua maneira, de acordo com as suas possibilidades, explorando suas sensações e dentro do seu limite de conforto.

Mas provavelmente o maior benefício são as memórias criadas nesses momentos…

Ideias simples para brincar com lama

Jogo simbólico – Faz de conta… terra, água, alguns potinhos, uma pequena exploração no espaço e temos um belo piquenique, uma festa de aniversário ou até um restaurante.

Pintura com lama – Para trabalhar com pintura, procure tonalidades de barro diferentes. Aí é só acrescentar água e se quiser também um pouco de cola. Pincéis naturais ou não, papel, folhas das árvores, paredes, o chão, o corpo. São inúmeras as possibilidades de criar!

Esculturas de barro – Muita terra e pouca água. Muita, muita criatividade. E a natureza também oferece gratuitamente elementos (pedrinhas, galhos, folhas…) que irão deixar a escultura ainda mais rica em possibilidades.

Lama no corpo – Para fazer essa brincadeira é necessário estar livre do medo da sujeira. Sujeira é só limpar depois. Nem preciso citar aqui os benefícios da “vitamina S”, né? Lama faz pintura no rosto, braço pegajoso, pé de craca… É bom demais!

Por Amanda Puly

Tags: brincar, lama

Artigos Relacionados

Responder