Brincar no outono

O outono é uma estação maravilhosa para aproveitar o contato com a natureza! A curiosidade é uma característica natural das crianças e poucos ambientes oferecem tantos desafios e provocações quanto a natureza. Observar as mudanças naturais que ocorrem neste período é um aprendizado e tanto!

Os dias vão ficando um pouco mais curtos e frios, como uma preparação para o inverno que se aproxima…

A brincadeira autônoma com o que é natural favorece as pesquisas e descobertas das crianças, que por sua vez contribuem para o seu desenvolvimento integral! Brincar com a natureza é uma experiência insubstituível, que convoca o corpo todo. Tudo é grande, complexo e curioso!

– Colher os frutos: é época do caqui, laranja, limão, abacate, milho, mandioca… Aqui no sul temos também o pinhão que começa a cair bem nessa época! Como é bom oportunizar o contato direto das crianças com esses alimentos, se possível acompanhar sua colheita e observá-los em sua forma natural.
– Muitas folhas! É possível observar a mudança de tons das cores das folhas que vão caindo, há muita diversidade aí! E as brincadeiras são infinitas com esse recurso: comidinhas, chuva de folhas, colagens, pinturas, explorar as texturas, pisar com ou sem sapatos, esfarelar e ouvir o som das folhas secas… Como anda a criatividade por aí?
– Vento: essa é a estação em que os ventos estão mais presentes! É a hora de produzir pipas, cataventos, móbiles, balangandãs, cortinas de tecidos, paraquedas, aviões de papel, ou simplesmente senti-lo na pele, ouvir seus sons e observar as mudanças das nuvens.
– Caças ao tesouro! Além das folhas secas, a natureza também disponibiliza gravetos, sementes, pedras, penas, pinhas… Quantos tesouros podem ser encontrados na natureza onde você mora?

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder