Borboletário: experiência fascinante!

Um lagartário/borboletário é uma das experiências mais incríveis para fazer com as crianças!

É só coletar uma ou mais lagartas em um vidro/garrafa que esteja arejado. Depois as lagartas devem ser alimentadas com folhas, preferencialmente da mesma planta em que foram encontradas, até que se fechem em seu casulo. É importante manter o frasco bem seco e limpinho até que a metamorfose esteja completa e a borboleta saia do casulo. Esse é o momento de devolvê-la à natureza!

A lagarta passa por um longo processo de transformação até que se torne borboleta.
É um processo solitário e não há como acelerá-lo. Cada etapa (ovo, larva/lagarta, pupa/casulo, borboleta) é necessária para que ela atinja a maturidade e possa finalmente voar!

Em nossa vida, por quantas transformações também passamos?
Quantas vezes precisamos nos retirar em nosso “casulo” para que mudanças importantes ocorram? Momentos de autoconhecimento, de dúvidas e tomada de decisões importantes,  de adaptações e mudanças interiores…

O que é belo precisa de tempo e paciência para existir. Tudo tem seu tempo! Se abrirmos um casulo antes do tempo, o processo de vida que está se desenvolvendo ali será interrompido… As borboletas, após completarem sua metamorfose, são as responsáveis pelos jardins ficarem mais coloridos e mais floridos!

Por Amanda Puly

Transformação = mudar de forma pela ação

Artigos Relacionados

Responder