4 passos para impactar a vida do aluno especial

Um professor pode ser um agente transformador na vida de uma criança especial. Isso dependerá da sua sensibilidade, sua compaixão, sua paciência, sua paixão pela profissão, sua vontade de influenciar, encorajar e enriquecer a história de outra pessoa.

Hoje deixo 4 passos simples, capazes de impactar a vida de uma criança especial!

1. Aprofunde-se no que a criança tem de peculiar

Se um aluno não se encaixa no perfil “padrão”, não presuma que é preguiçoso, que não se interessa pela escola ou que simplesmente que ele não é capaz. Antes de agir, converse com a família, identifique pontos fortes e dificuldades da criança e estude as possíveis soluções que podem ser usadas em sala de aula. Não tenha medo do desconhecido!

2. Faça da família sua parceira, não sua inimiga

Pais e professores não devem ser adversários, jamais! Devem fazer parte de uma mesma equipe, trabalhando em conjunto e criando um ambiente de apoio para a criança. Dessa forma a evolução no desenvolvimento torna-se muito mais visível.

3. Ensine de várias maneiras, até que a criança aprenda

A criança com dificuldades de aprendizagem precisa ser desafiada de várias formas diferentes, precisa de oportunidades diferenciadas e precisa provar que aprendeu de maneiras alternativas às tradicionais provas. Isso é abrir-lhe as portas para a educação! Considere oferecer mais tempo, repetições extras, materiais visuais, recursos tecnológicos, criatividade, etc.

4. Suas ações têm impacto

Seja o professor que deixa um legado positivo na vida do aluno (e de sua família também). Suas palavras e suas ações serão lembradas com gratidão para sempre!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder