E quem cuida dos cuidadores? 6 dicas para cuidar de si mesmo

Se você cuida de outra pessoa, precisa cuidar de si mesmo também. Cuidar de uma criança especial pode ser um dos trabalhos mais gratificantes do mundo, mas é também um dos mais difíceis.

É fácil esquecer de si mesmo quando se está muito ocupado com aqueles em torno de você. Mas se você não estiver saudável o suficiente (física e emocionalmente), como poderá cuidar de outra pessoa?

Algumas dicas para manter-se com saúde:

  1. Faça as coisas com equilíbrio. Não dá para viver o tempo todo em função de outra pessoa, mesmo que seja seu filho. Dedique-se na mesma proporção aos seus interesses pessoais e suas amizades.
  2. Aprenda a delegar tarefas que podem ser executadas por outras pessoas.
  3. Exercite-se e alimente-se direito. Seu corpo precisa estar saudável!
  4. Faça pequenas pausas durante o dia, que ajudam a reduzir o estresse. Uma caminhada e um banho relaxante ao final do dia costumam ser revigorantes.
  5. Dedique um tempo durante um ou dois dias da semana para fazer algo que te faça sentir-se bem, como dançar, ler um livro ou encontrar amigos para conversar.
  6. Não ignore sinais de doença. Fique atento não só à saúde física, mas à mental também. Desenvolver ansiedade, depressão ou outros problemas psicológicos é mais comum do que se imagina!

O mais importante é permitir-se ser imperfeito. Nem sempre tudo sairá como planejado. Você pode perder a paciência algumas vezes, pode sentir-se desanimado ou impotente, pode achar que não está fazendo o suficiente. Livre-se o quanto antes da culpa! Tenho certeza que você tem feito o melhor que pode e isso é tudo o que qualquer um de nós pode fazer.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder