Autismo: nenhuma batalha é igual a outra

Dentro do espectro autista há uma grande variedade de características que podem estar ou não presentes em cada pessoa. Alguns podem ser verbais, enquanto outros não. Alguns podem ter comprometimento cognitivo, alguns são muito sensíveis, alguns são agressivos, alguns se isolam, alguns praticam pouca ou muita estereotipia, alguns não fazem contato visual… enfim, nenhum autista é igual ao outro.

Quando uma família relata sua experiência, seja por escrito ou oralmente, é comum vermos e ouvirmos comentários que julgam, que dividem, que classificam. Uma divisão entre as extremidades do espectro, sobre qual criança tem os maiores desafios. Quantas vezes você já ouviu ou leu “Pelo menos o seu filho fala”, ou então “Só quem tem um autista severo sabe o quanto é difícil”, ou ainda “Para esta família é fácil, pois seu filho não é agressivo”. Mesmo o autismo leve pode esconder crises de ansiedade, transtornos alimentares, dificuldades de socialização, problemas de sono e por aí vai…

O autismo é um espectro amplo e isso afeta a todos de forma diferente. É impossível saber o quanto uma família foi afetada ou o quão difícil é para ela lidar com o autismo apenas conhecendo algumas características da criança. Não dá para presumir o que o outro passa baseado em um dia, em um instante de sua vida.

Uma criança pode nunca dizer “eu te amo”, mas talvez seus sorrisos e seus abraços signifiquem muito mais. Outra pode lutar diariamente contra a ansiedade sem sair de casa, mas escrever lindamente seus pensamentos. Uma pode não ter um monte de amigos, mas será fiel e verdadeira com apenas alguns poucos.

Cada criança é única e irá se desenvolver à sua própria maneira. Sim, existem marcos que podem ser semelhantes, mas todas as crianças são diferentes e únicas. Para que comparar?

Os sentimentos e as experiências afetam cada um de nós de forma diferente. Mas estamos todos juntos! Devemos passar mais tempo apoiando uns aos outros, já que unidos podemos mover montanhas…

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder