5 passos para encorajar uma criança com necessidades especiais

Ensinar uma criança com necessidades especiais pode ser um desafio para pais e professores (e uma enorme responsabilidade também). Para essas crianças, as dificuldades no dia a dia são inúmeras. Elas estão geralmente marcadas por atrasos no desenvolvimento, falta de confiança, ausência de encorajamento e uma dificuldade constante de aprender.

O desafio é fazê-las acreditar em si mesmas e nelas fazer florescer a auto estima. Para isso, são necessários 5 passos:

1. Tire o foco dos pontos fracos.

É fácil ficar frustrado ou ter aquela visão negativa quando estamos visualizando apenas o que a criança não consegue fazer. O segredo (que já falamos algumas vezes por aqui) é tirar nosso pensamento dos pontos fracos. Quando estamos concentrados no que ela consegue fazer, conseguimos transmitir isso a ela. Automaticamente, esses também serão os pontos que ela conseguirá enxergar melhor.

2. Fuja das comparações.

Nem uma criança é igual a outra. Esqueça as outras crianças que tem a mesma idade ou as que tem um problema semelhante. Observe a evolução de cada criança em sua individualidade.

3. Não subestime.

Um diagnóstico não é uma sentença. Talvez essa criança já esteja sendo subestimada por outros tantos olhares… Haja diferente, não enxergue limites! Acredite, as crianças têm um potencial inestimável. Você com certeza irá se surpreender.

4. Ensine habilidades sociais.

Mais importante do que ensinar conhecimentos, é conseguir inseri-las dentre as outras crianças. Fazê-las experimentar, interagir, ter vivências, crescer socialmente. E com certeza isso não será apenas benéfico para ela…

5. Mostre exemplos de superação.

São tantos os casos de pessoas por aí que superaram seus limites e hoje são exemplos de vida! Não deixe que a criança desanime e pare de acreditar em si mesma. Mantenha-a rodeada de bons exemplos para que nunca deixe de acreditar!

É importante deixar claro que as crianças com necessidades especiais não são menos que as outras, mas precisam sempre desse olhar diferenciado. Nosso papel como familiares ou profissionais é fazer com que conheçam seu valor e construam sua auto estima da melhor maneira possível!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder