A fase dos porquês

“Por que o céu é azul?”… “Por que vamos lá?”… “Por que as flores são coloridas?”… “Por que?”… “Por quê!?”

Por volta dos 4 anos de idade, as crianças entram em uma fase cheia de curiosidades, a fase dos ‘porquês‘. Tantas perguntas são um ótimo sinal: você tem um filho saudável! Apenas tenha cuidado para não responder negativamente à curiosidade da criança quando se sentir cansado, pois isso pode sabotar aos poucos sua curiosidade e sua vontade de aprender.

  • Tenha paciência! Nem sempre temos a resposta ou estamos dispostos a pensar em uma. Mas tenha em mente que essa fase é encantadora, é quando a criança está se descobrindo como pessoa
  • Evite o porque sim. Não precisa dar respostas super elaboradas, mas seja simples e objetivo para contribuir com a formação do conhecimento dela.
  • Se estiver sem paciência, você pode adiar a conversa para ‘depois do almoço’, por exemplo. Mas não se esqueça de retomá-la mais tarde, como prometido.
  • Tente falar tranquilamente. Use o bom humor, cite exemplos, conte histórias. Perceba o quão importantes podem ser esses momentos!

É importante estimular para que a criança não perca esse interesse de aprender. Aos poucos ela irá descobrir que pode consultar livros ou a internet para explorar mais e mais sobre os assuntos do seu interesse. Quanto mais respostas ela tiver, mais motivada estará para fazer novas perguntas. E obter respostas é o que desperta o desejo para aumentar ainda mais o aprendizado.

Consegue ver o quanto essa fase é importante? A maneira como os pais agirem nessa fase determinará o quão curiosos se manterão enquanto crescem. Se você ainda não sabe do que são feitas as estrelas ou por que o céu é azul, é bom começar a investigar!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder