5 passos para tornar os filhos mais responsáveis

Você já se pegou dizendo “Já falei mais de mil vezes…”? Por que precisamos dizer tantas vezes a mesma coisa quando se trata da educação dos filhos? Será que dizer uma vez só não basta?

O primeiro sinal de alerta de que algo não está certo é quando as crianças parecem não nos ouvir mais, quando nos damos conta de que estamos repetindo incessantemente a mesma ordem. Para que a criança assuma a responsabilidade do que foi pedido, é necessário diminuir a ansiedade e dizer-lhe uma vez só.

Mostre à criança que a responsabilidade não é um fardo. Para ela será muito gratificante perceber que é capaz e que confiamos nela.

Como fazer com que desenvolvam a responsabilidade?

  1. Não faça o que deve ser feito por ele. Se ele já consegue guardar seus brinquedos, não faça isso por ele. Você pode apenas avisar: “Se você não guardar seus brinquedos, eu irei guardá-los. Mas você não poderá mais usá-los até que tenha responsabilidade para cuidar deles”. À medida que a criança cresce, aumente gradativamente suas responsabilidades, mas nunca faça o que deve ser feito por ela.
  2. Defina as regras junto com a criança. Ao invés de apenas dizer quais as regras que devem ser seguidas, envolva-a ao estabelecer as regras e limites. E deixe visíveis, para que não precise ficar repetindo. Não é efetivo dizer à criança repetidas vezes que faça a lição e ainda precisar fazer isso todos os dias. Já deixe um acordo pré estabelecido que poderá brincar, por exemplo, quando as atividades estiverem prontas.
  3. Mantenha-se firme em seu propósito e seja gentil. Tente não surtar diante de uma resistência ou birra da criança, não aja sem pensar. Dê um tempo para se reequilibrar. Precisamos estar controlados para então conseguir controlar uma situação.
  4. Não assuma as consequências das atitudes da criança. Se ela ofendeu alguém, não force-a simplesmente a pedir desculpas, mas converse sobre seus sentimentos. E pergunte como ela pode fazer para consertar. Ou se você avisou que a criança deveria arrumar seu lanche, mas mesmo assim ela foi para a escola sem, aceite que ela sobreviverá sem lanche até o jantar. Mas precisa aprender a consequência de seus atos.
  5. Demonstre no dia a dia suas atitudes responsáveis. Nada melhor que o exemplo! Se você precisa segurar o papel de bala por 3 quadras até encontrar uma lixeira, mostre isso à criança! Se existem vagas de acessibilidade disponíveis na porta do mercado, explique ao seu filho para que elas servem e por que você não irá usá-las.

Todos nós queremos criar filhos responsáveis, mas isso dependerá fundamentalmente das nossas ações. Os valores devem ser ensinados desde sempre! E nada melhor do que começar este aprendizado com a família.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder