Autismo: vida pós diagnóstico

Não importa o quanto você ama seu filho, receber um diagnóstico de autismo é uma sensação esmagadora. Um misto de COMO ASSIM? e E AGORA?. A gente nem tem muita certeza se sabe o que é esse tal autismo.

Descobri que o autismo não é trabalho para quem tem medo ou preguiça. É preciso ir à luta todos os dias. E enfrentar um novo desafio a cada amanhecer.

Eu sei o que os pais irão ouvir: “Nem parece”, “Vai ficar tudo bem”, “Você precisa ser forte”. Nem tudo a gente consegue ouvir direito. Ou pelo menos digerir. A verdade é que precisamos achar um jeito de manter a sanidade. Eles realmente precisam de nós.

E aí a gente ingressa na selva das informações. Livros, sites e outras publicações que frequentemente recebemos de alguém que se solidarizou com nossa causa. Alguns nos tranquilizam, mas tem sempre aquele caso que me faz questionar o futuro. Surge o medo. A esperança. O alívio. A dúvida. O medo de novo.

O próximo passo? As indicações! Sim, tem sempre aquele tratamento que deu certo para a vizinha da prima da amiga. Nem tudo que funciona com uma criança, funcionará com todas. Mas a gente aprende isso na prática.

Com o passar do tempo, parece que as coisas vão ficando mais estáveis. E quando parece estar tudo resolvido, surge uma dificuldade nova ou volta aquela lá do comecinho. É como um ciclo, mas com altos e baixos. Alguns dias são difíceis, mas existem vários momentos maravilhosos. Tudo isso nos torna mais fortes, mais resilientes.

Eu vou estar constantemente cansada e atarefada. Mas sigo adiante!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder