O lado brilhante do TDAH: criatividade

Quando falamos em TDAH , geralmente associamos a mentes confusas, desorganizadas e desatentas. Mas essa visão estereotipada nos impede de perceber o quão brilhantes podem ser essas mentes. Crianças com TDAH podem tornar-se adultos cheios de energia e entusiasmo, dotados de uma das maiores qualidades da mente humana: a criatividade.

Criatividade, do dicionário:

  1. Capacidade de criar, de inventar.
  2. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.
  3. Capacidade que o falante de uma língua tem de criar novos enunciados sem que os tenha ouvido ou dito anteriormente.

Três são as características do TDAH responsáveis pela criatividade: a hiperatividade mental, o hiperfoco e a impulsividade.

A hiperatividade mental pode trazer uma tempestade de ideias relacionadas a um simples objeto. Quando uma pessoa com TDAH vê um clips, por exemplo, à sua mente vêm um gancho, um anzol, um marcador de páginas, um separador de pastas, uma corrente, um organizador de fotos e outras mil ideias que eu nem consigo pensar.

A impulsividade faz com que uma das ideias, dentre as tantas que surgem ao mesmo tempo, seja rapidamente escolhida e executada.

O hiperfoco é responsável por se concentrar de maneira muito intensa na ideia escolhida e executá-la com convicção até sua finalização. Sob pressão ou sendo desafiada, a pessoa com TDAH tem um desempenho ainda melhor!

Como consequência desta qualidade, podemos destacar outros pontos positivos da mente TDAH:

  • Consegue achar mais soluções para um mesmo problema.
  • É melhor na tomada de decisões, já que consegue mentalizar nas diversas hipóteses que cada decisão implicaria.
  • É mais intuitiva e, por ser impulsiva, confia nessa intuição. Albert Einstein confirma: “Meu sucesso se deve muito mais à minha imaginação e à minha intuição do que ao meu conhecimento técnico”.

Vejo meu filho criando várias e várias brincadeiras diferentes só com uma caixa de papelão, mais nada. É incrível! O impulso criativo é, sem dúvidas, a maior virtude da mente TDAH. Pode se manifestar em diversas áreas, mas onde estiver direcionada será brilhante!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder