Sobre autismo e esportes

As atividades físicas são indicadas para as crianças – e adultos também – desde sempre. A prática de esportes previne a obesidade infantil, melhora a coordenação motora e auxilia no desenvolvimento social. Para crianças dentro do espectro autista, o esporte pode ser utilizado como ferramenta lúdica no desenvolvimento.

Principais benefícios:

  • Desenvolvimento físico: aprimoramento da coordenação motora, conhecimento do próprio corpo e seus limites, tratamento de distúrbios no processamento proprioceptivo (já falamos sobre ele aqui, se você não leu clique aqui).
  • Desenvolvimento social: permite a convivência com outras crianças, melhora na compreensão verbal, conhecimento das expressões corporais.
  • Desenvolvimento neurológico e emocional: compreensão e aceitação de regras, flexibilização do pensamento, diminuição de comportamentos agressivos, melhora do sono, diminuição da ansiedade, compreensão de ganhar e perder, aceitação de erros.

 

Primeiramente cabe à família apresentar esportes variados à criança, para então descobrir com quais ela terá afinidade e se adaptará melhor. Essa análise precisa ser bem feita, pois a criança precisa gostar da prática para que ela traga os benefícios.

Quando a criança é mais nova ou ainda não teve contato com atividades esportivas, os princípios e treinamentos devem ser apresentados individualmente. Nesta fase, podemos sugerir: chutar bola ao gol, fazer pequenos circuitos, iniciação na natação (que eu particularmente amo!), pular corda, brincadeiras com saltos e giros, bambolê, boliche, etc.

À medida que a criança desenvolve seu gosto por algum esporte específico e aprimora sua compreensão com relação a ele, podemos inserir novas regras e incluí-la em pequenos grupos, aumentando gradativamente o grau de dificuldade dos desafios apresentados. Ela deve ser aos poucos integrada, considerando suas habilidades e respeitando suas limitações. Nesta fase, encontrar um professor paciente e carismático pode representar permanência no esporte escolhido e o aperfeiçoamento de suas habilidades. Quem sabe não formamos um futuro profissional, craque, campeão, medalhista?

 

Os esportes em geral ajudam a formar a personalidade da criança, são motivadores, melhoram a auto estima e, consequentemente, sua qualidade de vida!

Por Amanda Puly

 

Artigos Relacionados

Responder