Abaixo o sedentarismo infantil!

Televisão, videogame, computador, notebook, celular, tablet, eletrônicos e mais eletrônicos… Esse mundo faz parte da vida dos nossos filhos e continuará fazendo. Não há como negar a facilidade, a vasta oferta de entretenimento, as múltiplas possibilidades proporcionadas pela modernidade.

É errado permitir que a criança brinque com jogos eletrônicos ou assista a vídeos infantis no Youtube, por exemplo? Eu diria que não. Existem programas muito bons, jogos interessantes e educativos, inclusive existem formas de os pais aproveitarem estes momentos para interagir com seus filhos.

Porém, é muito importante que esse tempo de lazer e entretenimento utilizando-se destes aparelhos seja limitado (e supervisionado, é claro). O que deveria ser apenas uma exceção está virando regra e as crianças estão cada vez mais sedentárias.

Existem infinitas possibilidades de jogos e brincadeiras que possibilitam à criança exercitar seu corpo. Desde brincadeiras tradicionais como pega-pega, amarelinha e pular corda, até esportes como o futebol ou o basquete. Não importa o tipo de atividade, desde que seja prazerosa para a criança e estimule o movimento. Uma caminhada pelo parque ou pelo zoológico também conta (shopping não vale!).

Força, equilíbrio, coordenação motora, noção de espaço e tempo, resistência, flexibilidade, bem estar… Os benefícios são inúmeros! Aliadas a uma alimentação adequada, as atividades físicas na infância (e durante toda a vida) auxiliam na prevenção de doenças, contribuem no desenvolvimento de várias habilidades relacionadas ao corpo e à mente, além de permitir à criança uma melhor percepção corporal.

Proporcionar à criança (e incentivá-la) formas de exercitar o corpo também é uma forma de amor!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder