5 substituições urgentes na alimentação da família

Quando falamos em alimentação saudável, sempre tem alguém que ainda torce o nariz, alegando que “a vida inteira comeu o que quis e está vivo até hoje”. Por outro lado, nos deparamos diariamente com outras pessoas fazendo dietas e mais dietas, algumas bem malucas.

Precisamos aprender a conhecer melhor nosso corpo, observar como nos sentimos após a ingestão de determinados alimentos ou com a falta de outros. Quando nutrimos o nosso organismo com o que ele precisa e deixamos de ingerir o que o intoxica, estamos fazendo com que o próprio alimento seja um remédio para o corpo, necessitando cada vez menos de visitas ao médico ou à farmácia.

Há muito o que escrever sobre esse tema. Desta vez, destacamos 5 tipos de alimentos bem comuns que deveriam ser imediatamente substituídos em nossa cozinha, buscando uma alimentação mais saudável.

1 – Óleo de canola, de soja, de milho ou de algodão – O uso destes óleos refinados contribuem para o envelhecimento precoce, doenças degenerativas e do coração, desenvolvimento de câncer, além de engordar.

Substitua por manteiga, ghee, banha de origem animal ou óleo de palma não refinado para o uso com aquecimento. Para uso em temperatura ambiente, também podem ser utilizados o azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim, óleo de girassol e óleo de linhaça. O óleo de coco está na lista dos óleos a serem consumidos a frio, mas também é resistente ao calor e pode ser utilizado na preparação de biscoitos e bolos.

2 – Açúcar branco – Quanto menos açúcar conseguirmos ingerir, melhor! Quando você começa a reduzir a ingestão de açúcar, o seu paladar vai se acostumando, aos poucos. O café ou chá são ótimos exemplos de alimentos que nos acostumamos a beber sem açúcar após fazê-lo algumas vezes. É difícil o consumo de alguns alimentos sem açúcar? Substitua pelo açúcar mascavo ou pelo de coco.

3 – Sal refinado – O sal refinado é um veneno para a nossa saúde, podendo o seu consumo acarretar sérios problema, como a hipertensão. O ideal é caprichar nos temperos naturais no preparo dos alimentos. Existem tipos de sal que são saudáveis, como o sal integral marinho ou o sal rosa do Himalaia.

4 – Margarina – Não há nenhum benefício no consumo desse alimento industrializado. Pelo contrário, seu consumo pode causar vários problemas em nosso organismo, como envelhecimento precoce e facilidade para o desenvolvimento de inflamações. Pode ser facilmente substituída pela manteiga.

5 – Suco de caixinha – Lanchinhos super práticos, queridinhos por muitas crianças (aliás desenvolvidos justamente para agradarem o paladar dos pequenos), porém nada saudáveis. Sódio, conservantes, muito açúcar… Nem vamos citar os refrigerantes. A melhor hidratação do nosso corpo é o consumo de água. Muita água! Quer oferecer suco ao seu filho? Que seja natural, de preferência diluído em água. E a fruta tem seus nutrientes muito melhor aproveitados quando consumidas in natura.

É difícil mudar hábitos alimentares, mas com um pouco de boa vontade e persistência é possível!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder