Como contribuir no processo de alfabetização de seu filho

A família pode e deve contribuir no processo de alfabetização da criança. Família e escola, quando caminham juntas, formam uma excelente parceria no desenvolvimento infantil. Vale lembrar que o tempo de cada criança precisa ser respeitado. Nada de comparar o ritmo de aprendizado do seu filho com o do filho da vizinha, de uma amiga, nem mesmo entre irmãos. Fazer parte do processo de aprendizagem do seu filho também não significa assumir o papel da escola. Um ambiente familiar alfabetizador harmonizado e tranquilo, só irá contribuir para a vida escolar de seu filho.
image

1 – Acompanhe a vida escolar

Compareça às reuniões; marque um horário com a professora para tirar suas dúvidas ou para conversar sobre seu filho; auxilie-o nas tarefas de casa (sempre levando-o a pensar, nunca fazendo por ele); seu interesse pela vida escolar de seu filho mostrará o quanto você valoriza a escola. Só tome cuidado para não sufocar. Pergunte como foi o dia na escola, mas aceite a resposta que vier, mesmo que seja somente um “legal!” (a não ser que perceba que algo está errado com seu filho).

2 – Leia para seu filho

Leia sempre! Leia para ele, com ele ou deixe que ele leia para você (mesmo que ele ainda não saiba ler, pode contar as histórias para você). Tenha opções de material para leitura em casa (bons livros, revistas, gibis). Já escrevi um post sobre como ajudar seu filho a ser um bom leitor. Para ler, clique aqui.

3 – As letras estão por toda parte. Mostre isso ao seu filho

Leia com seu filho placas, letreiros, folders, rótulos…

4 – Peça a ajuda de seu filho para fazer a lista de mercado

Em um dia ele poderá anotar alguns itens da compra com desenhos. Em outro, tentar escrever sozinho, outras vezes você pode escrever junto com ele. Durante a compra, é legal a criança conferir se os itens da sua lista já estão no carrinho.

5 – Troque bilhetes

Uma boa forma de seu filho perceber uma das funções da escrita são os bilhetes, Você pode deixar bilhetinhos para ele ou ajudá-lo a escrever um bilhete para a vovó. Depende da rotina que acontece em sua casa.

6 – Utilize jogos

Não tem necessidade de ficar dando mais atividades para seu filho fazer em casa, além das que ele já faz na escola. Mas você pode ajudar brincando com ele. Utilize jogos da memória, quebra-cabeças e outros que exijam raciocínio. Também dá para brincar com as letras e formar palavrinhas utilizando um alfabeto móvel. Não esqueça de ler com ele as regras dos jogos.

7 – Utilize receitas

Chame seu filho para acompanhar a execução de receitas. Faça-o perceber a importância de seguir às instruções.

8 – Convites

Se for dar uma festa de aniversário, faça-o acompanhar a confecção dos convites. Se receber convites para qualquer evento, leia com ele, mostre cada parte que compõe um convite.

Veja que o mais importante é a criança entender a função da leitura e da escrita. Não adianta apenas saber o mecanismo de escrita das palavras sem perceber que elas servem para comunicar, instruir, organizar, informar…

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

1 Comentário

Responder