O silêncio e a escuta

Estamos sempre aprendendo. Em nenhum momento atingimos o auge de ter todos os conhecimentos necessários para transmitir algo. Ensinar requer reflexão e aceitação de que a verdade muda o tempo todo.
Uma das maneiras de aprender constantemente e mudar conceitos é a escuta.

Ouvir envolve dar atenção ao outro, que vai além de apenas escutar o som das palavras. Requer atenção plena: estar presente no aqui e agora. Focado e aberto a ver as possibilidades entre as pessoas, o espaço e tudo que está presente no ambiente. Ouvir requer tempo para fazer uma pausa, ficar em silêncio e estar atendo também a nós mesmos.

Ouvir verdadeiramente é dar voz ao outro. Quantas vezes você já sentiu que sua voz não estava sendo ouvida? Mesmo enquanto o outro parecida lhe dar atenção?

Linguagem da escuta

A melhor forma de se comunicar com uma criança é reconhecer seus pontos fortes, reconhecer que apesar da sua pouca idade ela já possui características próprias, gostos, desejos, conhecimentos, medos, bagagens, histórias.

Um aspecto muito importante na educação é não dar todas as respostas, e sim fazer a criança lembrar-se daquilo que ela já sabe. E como fazer isso? Fazendo-a se sentir segura, acolhida, respeitada e, principalmente, sem medo de se expressar.

É claro que as palavras são importantes! Quando ditas da forma correta, deixam tudo tão claro, não é mesmo? Mas construir um conhecimento é muito mais sólido quando a criança descobre por ela mesma. Talvez as palavras mais sábias sejam melhor usadas esparsadamente…

E sabe uma das melhores satisfações de ensinar? Não é só a criança que aprende. Nós adultos também aprendemos e muito! Basta estar aberto à escuta…

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder