Por que pode ser tão incrível trabalhar com crianças especiais?

As crianças com necessidades especiais são muitas vezes julgadas e deixadas de lado por pessoas que desconhecem o quão incrível pode ser conviver com elas.

Trabalhar com uma criança com necessidades especiais pode ser uma experiência inesquecível, uma oportunidade de mudança de vida. Sabe por quê?

1. Você realmente faz a diferença na vida de alguém

Você ensina habilidades não somente cognitivas, mas para a vida. Você tem a oportunidade real de impactar a história de alguém e ser lembrado por uma vida inteira. Basta acreditar, encorajar, motivar, dar a oportunidade, valorizar sua existência.

2. Você aprende mais do que ensina

Aprende sobre desafios, sobre limites, sobre acreditar e confiar. Lembre-se que todo ser humano tem algo valioso para ensinar!

3. Pequenas coisas tornam-se grandes

Pequenas metas resultam em um número maior de vitórias. Isso é motivação! Quando uma criança atinge um objetivo, não importa o quão pequeno ele seja, seu crescimento e seu progresso ficam visíveis. Todas as conquistas merecem ser celebradas, sejam elas grandes ou pequenas.

4. Você desenvolve sua própria criatividade

É necessário ensinar de diversas maneiras, explorar as várias formas de aprendizado. A habilidade de uma criança pode ser a dificuldade da outra… Logo, torna-se necessário ampliar o repertório e ser criativo para que juntas elas construam conhecimento.

5. Você potencializa seu cérebro

Cada criança é única, com qualidades e desafios só seus. Mesmo aquelas que estão em um mesmo diagnóstico possuem características distintas, o que implica em estudar mais e especializar-se em cada uma delas. A cada dia, um novo desafio. A cada novo desafio, um aprendizado diferente.

6. Você aprende sobre gratidão

Algumas partes sobre conviver com essas crianças são realmente difíceis. Coisas que parecem tão simples como andar, comer, comunicar-se ou ao menos fazer-se entender podem ser os maiores desafios que elas enfrentam. São essas partes que o farão perceber e ser grato por sua própria vida. E por ter saúde suficiente para poder ensinar-lhes algo!

As necessidades especiais trazem consigo novos desafios, outros pontos de vista e muitas dúvidas. Mas, com certeza, as recompensas superam os desafios enfrentados. É uma experiência gratificante que impactará positivamente sua vida para sempre e uma oportunidade de deixar seu legado na vida de alguém!

Se todos tivessem a oportunidade de um dia conviver com uma criança especial, com certeza o mundo seria um lugar melhor…

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder