5 maneiras para criar oportunidades de comunicação em casa

A maioria dos pais sabe o que filho quer sem que ele precise dizer uma palavra. Muitas vezes sucumbimos à tentação de dar-lhes o que querem mesmo antes que peçam, limitando as oportunidades para o desenvolvimento da comunicação. No entanto, precisamos ter o cuidado de criar essas oportunidades que iram desenvolver e melhorar esta habilidade.

Aqui estão 5 estratégias que criam oportunidades de comunicação em casa!

1. Mantenha brinquedos preferidos e guloseimas longe do alcance

A criança não fará nenhum esforço para pedir algo que esteja ao seu alcance. Os itens que ela mais deseja precisam estar longe da sua visão e alcance, para que ela precise pedir por eles. Utilize as prateleiras mais altas ou armários com chave, para dar-lhe a oportunidade de verbalizar o que deseja.

2. Entregue a coisa errada

Troque a cor, o sabor ou o brinquedo propositalmente. A criança perceberá o erro e precisará esclarecer o que pediu, reformular, ser mais específica. Parece bobo, mas é uma oportunidade de raciocinar, ampliar o vocabulário e se expressar melhor.

3. Dê pequenas quantidades

Entregue um saquinho pequeno de pipoca, pouca água no copo ou apenas duas cores de giz. Isso fará com que ela precise requisitá-lo novamente para pedir mais.

4. Espere

Resista à tentação de à criança coisas que ela queira ou precise, sem que ela peça. Eu sei que a gente sabe exatamente o que precisam. Mas pense na oportunidade de comunicação e espere ela pedir!

5. Como era mesmo?

Qual era mesmo o nome daquele menino? Onde tínhamos ido no domingo? Me esqueci qual a sua cor favorita… Estimule a conversação através de fatos que a criança vivenciou. Pergunte, peça ajuda para lembrar-se. Você pode ajudá-la com a resposta, mas espere que ela tente!

Por Amanda Puly

 

Veja também:

Como ajudar uma criança com atraso na linguagem

Artigos Relacionados

Brincar no outono

Brincar no outono

O outono é uma estação maravilhosa para aproveitar o contato com a natureza! A curiosidade é uma característica natural das crianças e poucos ambientes oferecem tantos desafios e provocações quanto a natureza. Observar as mudanças naturais que...

Responder