Autismo: 7 estratégias para controlar a ansiedade

A ansiedade é um dos maiores desafios para muitas pessoas no espectro autista. Ela pode ser um grande empecilho nas atividades cotidianas, como ir à escola ou trabalhar. Nas crianças, ela torna ainda mais difícil o processo de aprendizagem, além de afetar o sono e o apetite.

Identificar as razões pelas quais a criança fica ansiosa é o primeiro passo para ajudar. Os “gatilhos” mais comuns são:

  • mudanças na rotina;
  • mudanças no ambiente (em casa, na escola, etc);
  • situações sociais desconhecidas;
  • alta sensibilidade sensorial (sons, etiquetas na roupa, cheiros, luzes, toques, etc);
  • medos (escuro, objetos específicos como secador de cabelos, animais, etc).

Algumas estratégias podem ser adotadas para que a criança esteja preparada em situações estressantes, como a previsibilidade e os suportes visuais. Aprender técnicas de controle da ansiedade melhoram a autonomia e independência geral da criança.

  1. Evite lugares com estímulos sensoriais excessivos (luzes fortes, som alto, muitas pessoas, etc). Nas situações em que a criança se sente incomodada, ofereça acomodações sensoriais, como fones de ouvido, roupas e sapatos confortáveis, óculos escuros ou distrações momentâneas.
  2. Ajude a criança a reconhecer quando está ficando ansiosa e ensine-a a procurar um lugar silencioso e tranquilo, com o mínimo de estímulos sensoriais.
  3. Ensine técnicas de relaxamento, como contar até 10, respirar fundo, fechar os olhos por alguns instantes, etc.
  4. Use suporte visual para rotinas e mudanças, como agendas e calendários, que antecipem os acontecimentos. A previsibilidade sempre ajuda!
  5. Converse sobre os medos da criança, leia com ela sobre eles, faça desenhos, explore todas as informações a esse respeito. Quando algo é desconhecido, o medo é muito maior. Quanto mais falamos sobre ele, mais familiar ele se torna e menos somos afetados.
  6. Faça atividades com massinha, desenho e pintura quando a criança estiver muito agitada.
  7. Considere adotar um animal de estimação para a criança. São inúmeros os benefícios que eles proporcionam, e reduzir a ansiedade é um deles, além de serem uma fonte ilimitada de carinho e melhorarem as habilidades sociais.

Busque ajuda de um psicólogo, pois um profissional poderá ajudar com terapias e intervenções nos casos mais comprometidos. Medicações só devem ser ministradas com indicação e orientação médica!

O segredo para controlar a ansiedade está na preparação. Em todas as situações que podem ser gatilhos, a criança que estiver preparada agirá com mais autocontrole e tranquilidade!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder