Lição de casa: 4 estratégias para ajudar crianças com TDAH
A lição de casa costuma ser um desafio na maioria das casas. Para os pais de crianças com TDAH, o desafio vem em dose extra! Às vezes é quase impossível concluí-la…
O TDAH é um distúrbio que dificulta a habilidade de organização nas crianças, além de não permitir que fiquem concentradas por períodos muito longos. Como então gerenciar o tempo de estudo em casa para que a criança consiga concluir suas tarefas e melhorar seu desempenho escolar?
1. Crie um espaço tranquilo
Quando eu era criança, conseguia fazer minhas lições de casa em qualquer lugar: no colo, no sofá da sala, na mesa da cozinha, com ou sem pessoas conversando ao redor, etc. Não é o caso das crianças com TDAH. Elas precisam de um lugar tranquilo, longe de outros estímulos que possam desviar sua atenção. Crie esse lugar, de forma que fique confortável e agradável. Preste atenção na cadeira, na altura da mesa, nos arredores, em possíveis distrações…
2. Estruture o tempo
Já que a criança não consegue manter-se concentrada por longos períodos, não adianta mantê-la sentada sobre os livros até que termine sua lição. Estude os padrões e o temperamento da criança. Por quanto tempo ela consegue manter-se concentrada? 10 minutos? 15? Estruture seu tempo para que haja pequenas pausas. Convide-a a se mexer um pouco ou comer uma fruta, por exemplo, nesses intervalos.
3. Ajude na organização
Quem tem TDAH tem dificuldades em organizar suas atividades. Incentive o uso de agenda e ajude a montar esquemas para que a criança visualize o que precisa ser feito, quais os prazos, quais as prioridades, etc. Use um quadro, um cronograma, tabelas ou outros recursos que a ajudem na organização de suas responsabilidades.
4. Confie e acredite
Toda a ajuda oferecida é com o objetivo de que a criança desenvolva sua autonomia. Deixe claro suas expectativas e as consequências caso a criança não se esforce para atingi-las. E não se esqueça de que qualquer criança é capaz! Muitas vezes ela precisará experimentar as consequências de suas escolhas, para então alcançar o amadurecimento. Confie e encoraje-a a continuar!
Por Amanda Puly