Crianças especiais: construindo a autonomia

Quando temos filhos pequenos, é natural que nós pais estejamos constantemente presentes em suas vidas, vigiando e dando suporte a cada passo. Para os pais especiais é ainda mais difícil deixar que seus filhos façam coisas por conta própria. Por isso é importante pensarmos, ao longo do seu desenvolvimento, em formas de ajudá-los a se tornarem mais independentes.

Vale lembrar que a transição é para os dois lados: nós ajudamos a abrir os caminhos para a independência, mas também precisamos nos preparar mentalmente e confrontar nossos medos para que nossos filhos explorem coisas novas e experimentem por si só novos desafios.

Para praticar!

  • Reconheça os pontos fortes, habilidades e interesses do seu filho. O que ele já é capaz de fazer? São esses pontos que devem ser trabalhados para serem desenvolvidos.
  • Tente enxergar por outra perspectiva, não como pai/mãe coruja que está sempre por perto. Você pode até perguntar a outras pessoas próximas, para ser capaz de reconhecer forças em seu filho que você talvez não tenha percebido.
  • Em tudo que for possível, tente tratá-lo como os outros membros da família. Atribua tarefas e responsabilidades compatíveis com sua idade e suas capacidades.
  • Encontre oportunidades no dia a dia para deixar seu filho fazer escolhas sobre pequenas coisas.
  • Deixe claro para seu filho que você estará por perto sempre que ele precisar, mas que seu desejo é vê-lo em suas próprias conquistas.

Às vezes ficamos relutantes quanto a deixá-los tentar sozinhos, com receio de que se frustrem ou se machuquem. Mas lembre-se que errando aprendemos muito! E que é a prática que desenvolve as habilidades mais importantes para a vida!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder