6 atividades benéficas para crianças com TDAH

Já não é novidade que crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) têm uma quantidade extra de energia que precisa sem bem aplicada. Seja no contra-turno escolar, seja nos finais de semana, algumas atividades podem ajudar a utilizar essa energia da melhor forma, além de contribuir para uma melhora nos sintomas e na autoestima dessas crianças:

  • Passeios ao ar livre – Todas as crianças amam, seja uma caminhada ou um passeio de bicicleta. O contato com a natureza permite estimular todos os sentidos!
  • Artes marciais – Essa é a primeira das indicações. Elas ajudam na disciplina e na responsabilidade da criança, além de diminuir a impulsividade.
  • Natação – Já falamos sobre os benefícios deste esporte para quem tem TDAH (veja neste link)! A natação é um dos melhores esportes para gastar energia e para desenvolver a autodisciplina.
  • Esportes em equipe – Estimulam o trabalho em equipe e o espírito esportivo. O importante é encontrar uma equipe que valorize a amizade e o companheirismo, acima do número de vitórias.
  • Teatro – Ajuda na memorização, na expressão do corpo, na compreensão de si mesmo e na concentração. Subir ao palco também pode aumentar a adrenalina!
  • Música – Descobrir um instrumento que agrade à criança é a melhor forma de utilizar seu hiperfoco. A música acalma, concentra, exercita o cérebro e ainda pode ser um excelente hobby.

O importante é encontrar algo com que a criança se identifique e tenha prazer, para que não se torne apenas mais uma atividade na sua rotina. O propósito é incentivar que a criança saia do sofá, diminuindo o tempo que passa frente à televisão e ao vídeo game. Utilizando seu tempo com atividades que utilizem o movimento do corpo juntamente com um exercício de concentração, os sintomas do transtorno tendem a amenizar cada vez mais.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder