Mãe-terapeuta, essa sou eu!

Eu sou um monte coisas: filha, irmã, esposa, autora deste site, mãe de dois lindos meninos. Tornar-me mãe de duas crianças que demandam certo cuidado e atenção extras me transformou em um milhão de maneiras diferentes, em geral para melhor.

Como pais ou responsáveis de alguma forma por crianças especiais, todos nós navegamos nesta viagem de maneira diferente. Eu sei que nossos filhos precisam de ajudas profissionais, que nada substitui o conhecimento e a experiência deles. Mas o que sempre tenho buscado saber é o que eu posso fazer, como eu posso ajudar. Eles precisam de apoio e parte do desenvolvimento de ambos eu atribuo à sua mãe-terapeuta.

Mas o que isso significa? Crianças com desenvolvimento atípico precisam de mães atípicas também. Alguns marcos são alcançados ao seu tempo, outros vêm depois. Se tenho uma criança com problemas de hiperatividade e desatenção, preciso trabalhar formas de melhorar isso em seu dia a dia. Se tenho um filho com autismo que precisa ajuda extra para integrar-se socialmente e ao ambiente, preciso dar oportunidades reais para que isso aconteça.

Se os pais são as pessoas mais presentes na vida da criança, certamente eles terão um papel fundamental no seu desenvolvimento. A família precisa estar instruída e fortalecida, para então poder oferecer ajuda também. Estar dentro do consultório do terapeuta por uma hora na semana não fará com que essa criança atinja todas as suas potencialidades. Ela precisa de oportunidades no seu dia a dia, nas suas vivências. Oportunidades que acontecem visitando os avós, desligando a TV, ajudando a mãe a preparar o jantar, tentando usar o sabonete sozinha, regando as plantas em casa, molhando as mãozinhas na goteira, pisando descalça na areia do parquinho, procurando joaninhas, caminhando em seu bairro, disputando o brinquedo com o irmão, trocando livros na biblioteca, etc.

Meus filhos estão crescendo e se desenvolvendo gradualmente, cada um à sua maneira. Ser uma mãe-terapeuta tem permitido que ampliem seus interesses, descubram seus talentos, explorem suas potencialidades.

Tenho orgulho de quanto evoluímos e da família que nos tornamos. Meus filhos dão significado à minha vida, por isso sou a melhor mãe que eu poderia ser!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder