4 passos para ampliar o potencial de uma criança especial

Quando se tem uma criança com necessidades especiais, as palavras mais ouvidas são: limitações, dificuldades, atrasos, incapacidades, deficiências, desafios. E no começo os pais podem se perguntar: O que isso tudo significa? Até onde meu filho pode chegar? Embora seja importante conhecer todas as características do diagnóstico que seu filho possui, é muito mais propício manter-se focado nas possibilidades. Possibilidades de progresso, de ampliar o potencial, de evolução, de desenvolvimento, de aprendizagem… não importa a forma ou a velocidade que acontecerão.

Vamos deixar o enquadramento nas limitações para os médicos e acreditar em nossas crianças? Ninguém poderá fazê-lo melhor que os próprios pais!

  1. Defina metas. As metas de desenvolvimento ou de aprendizagem devem ser sempre da própria criança. Fuja das comparações com outras crianças, estejam elas na mesma faixa etária ou no mesmo diagnóstico. Quando definimos metas individuais, conseguimos enxergar melhor toda a evolução. E não tenha medo de sonhar mais alto que as limitações dadas ao seu filho!
  2. Tente. Tente de novo. Tente novas formas, outras maneiras. Mas você nunca saberá o resultado se não tentar. Acredite que pequenas conquistas são grandes vitórias para quem tentou.
  3. Nunca diga que não houve evolução. O progresso sempre existe, mesmo que seja lento ou pequeno. Por isso é sempre tão importante fazer o comparativo de como a criança era e como está agora, nunca comparando-a com outras crianças. Olhando para trás você ainda irá se surpreender com o quanto um potencial pode evoluir, pois o progresso está sempre acontecendo.
  4. Fortaleça a sua autoestima e a da criança também. Quando você parabeniza um sucesso, uma meta alcançada, uma conquista, você está premiando o seu trabalho de pai/mãe que acreditou e também aumentando a autoestima da criança. Você transmite a ela a mensagem de que acredita que ela é capaz, que ela consegue. Injeção de ânimo para qualquer um, não é mesmo?

Como pais, devemos andar no caminho sempre ao lado de nossos filhos. Não fazer por eles, mas mostrar que acreditamos em seu potencial. Não podemos forçar o desenvolvimento, mas podemos abrir os caminhos para que ele aconteça. Nunca duvide de quão longe uma criança pode chegar!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder