5 coisas que você vai aprender navegando no diagnóstico de autismo
Quando eu recebi o primeiro diagnóstico de autismo para meu filho, eu não sabia ao certo o que significava. Sabia muito menos que o básico. E como tantas outras famílias, fui descobrindo através de vivências e experiências aquilo que precisaria saber encarar o autismo da melhor maneira possível.
Depois de superado o trauma inicial do diagnóstico, descobrimos que nada é tão terrível quanto parece e que conhecer seu filho todos os dias é realmente emocionante. Sabemos que o autismo gera muitas dúvidas e incertezas, mas também nos ajuda a crescer como pessoas, a ver o mundo por outra perspectiva, a entender que não é algo melhor ou pior, apenas diferente.
Sabe de uma coisa? Você vai fazer muito mais do que apenas “sobreviver”. Você vai amar e dar risadas. Vai tornar extraordinários os menores momentos. Vai ver seu filho crescer e se tornar exatamente a pessoa que deveria ser.
Tente entender, o mais cedo possível:
- Você não poderá mudar seu filho, nem perca tempo tentando. Poupe a ansiedade e o estresse. Quando consegui tirar a obsessão em girar as rodinhas e todos os outros brinquedos, veio a obsessão pelas letras. Quando tentei tirar as letras, veio a paixão pela matemática. Um dia ele perde o interesse excessivo por algo, mas logo outros vão surgir. E vai estar tudo bem.
- Você vai perder alguns amigos, mas ganhará outros. Os interesses mudam, a rotina muda, a vida segue de outra forma. Alguns amigos irão se distanciar, outros irão fortalecer o laço que já existia. Você vai conhecer outros pais na mesma situação, fará novas amizades. É só mais um ciclo em sua vida.
- Você vai ouvir coisas grosseiras. E vai aguentar muito mais do que imagina. Vai aprender a ignorar aquilo que não precisará ouvir. Vai entender que algumas pessoas não dizem por mal, então você aprende a simplesmente mudar de assunto.
- Vai aprender que as palavras não são a única maneira de se comunicar. Um olhar, um sinal, um gesto, um carinho… tudo se torna troca, tudo é comunicação.
- Tudo ficará bem. Você vai aprender a lidar com as adversidades. Você e sua família aprenderão uma nova rotina. Pouco a pouco, você vai aprender a ser o melhor pai ou mãe que seu filho poderia ter. E vai amar cada momento dessa nova vida!
Por Amanda Puly