As fotos dos filhos que você não deve expor nas redes sociais

Nós amamos fotografar nossos filhos! E queremos que todo mundo veja nossos melhores cliques. É natural enchermos nossos perfis com fotos das crianças, já que são nossas paixões. Mas as fotos do aniversário, o passeio no zoológico, a roupa nova… algumas coisas devem ficar privadas. Primeiro porque, mesmo sem intenção, você pode estar constrangendo seu filho de alguma coisa, seja agora ou seja no futuro. E segundo porque na internet existem muitas pessoas mal intencionadas e não queremos que nossos filhos se tornem alvo de pedófilos ou outros predadores de crianças.

As fotos que você deve manter longe da internet:

1 – Hora do banho. Eles ficam lindos e fofos tomando banho, mas se houver alguma parte nua ou parcialmente nua, não publique. Esse momento tão único pode cair em mãos erradas e se tornar imagem de pornografia infantil.

2 – No vaso ou penico. Pense que a foto pode ser motivo de constrangimento quando a criança for maiorzinha ou estiver adolescente.

3 – Detalhes com informações privadas. Cuidado com fotos que contenham a fachada da sua casa, seu endereço, uniforme com nome da escola… Essas informações podem ser facilmente utilizadas por outras pessoas que queiram se aproximar da criança.

4 – Momentos que podem gerar vergonha. Tudo aquilo que possa constranger a criança no futuro deve ser guardado. Além de ser uma quebra de confiança entre pais e filhos, pode também ser motivo de piadas e bullying.

5 – Momentos que podem ser mal interpretados. Seu bebê segurando uma latinha de refrigerante, ou sentado no seu colo ao volante, por exemplo. Podem ser momentos inofensivos, mas quando compartilhamos em rede podem gerar interpretações inadequadas e render muita dor de cabeça.

6 – Fotos com outras crianças. É bom sempre pedir a autorização dos pais antes de publicar. Se não tem certeza, melhor nem publicar. Muitas pessoas não gostam que publiquem nada de seus filhos, então devemos respeitar.

Lembre-se que, uma vez publicada, a imagem se dissipa na internet e é muito difícil retirá-la de circulação. É só parar e pensar um pouquinho antes de postar, não custa nada!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder