Benefícios da música como terapia

A música em sua essência é uma forma estruturada de apresentar informações. As rimas e o ritmo organizam a informação auditiva e podem ajudar a memorizar sequencias de atividades, rotinas ou até conteúdos escolares. Além, disso, a música é um meio motivador e criativo que favorece as relações sociais.

A musicoterapia utiliza a música e seus elementos (harmonia, ritmo e melodia) para estimular a comunicação, a aprendizagem, o relacionamento e também o conhecimento de si mesmo. O profissional que realiza este tipo de terapia é o musicoterapeuta. Mas os benefícios da música também podem ser explorados no cotidiano da criança, pelos pais ou outros familiares. Mesmo antes de conhecer tudo que a música pode favorecer, já a utilizava instintivamente aqui em casa.

É importante deixar a criança experimentar e observar os sons que lhe agradam ou desagradam. Instrumentos musicais (até mesmo aqueles feitos com sucata) são uma ótima forma de estimular a percepção dos sons.

Alguns benefícios da música:

  • Movimentar-se seguindo um ritmo ajuda a desenvolver a consciência do próprio corpo e melhora a coordenação.
  • Músicas ensinam a expressar os sentimentos alegres, tristes, tensos, divertidos, etc.
  • A conexão criada pela música melhora o contato “olho no olho”, a cumplicidade, a empatia.
  • Cantar melhora a comunicação verbal, aumenta o vocabulário e oferece repertório para conversações.
  • Decorar rimas e letras de músicas é uma forma de estimular a memorização.
  • A música acalma, tranquiliza, relaxa, traz serenidade e melhora os comportamentos.
  • A criança que canta melhora suas expressões corporais e faciais e começa a compreender os sentimentos do outro.

Não é necessário cantar bem, saber tocar algum instrumento ou ser profissional para explorar os benefícios da música. É só se deixar envolver, criar seu ritmo, improvisar e buscar a interação, sempre respeitando os limites da criança, para que sejam sempre momentos prazerosos.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder