5 coisas que quero que o mundo saiba sobre o autismo

  1. O autismo requer compreensão e empatia. Para entender e poder ajudar uma pessoa dentro do espectro é preciso aceitar esse diagnóstico e estar com a mente e coração abertos para conhecer algo novo. É necessário estar consciente de que o autismo é uma visão e uma forma de perceber o mundo totalmente diferentes das quais estamos acostumados.
  2. O autismo afeta as habilidades sociais. Isso quer dizer que a pessoa que tem autismo precisará aprender formas de se comunicar. Precisará aprender a expressar suas emoções também. Mas isso não significa que ela não ouça, não entenda ou seja indiferente aos sentimentos.
  3. O autismo afeta a aprendizagem. Não só os conhecimentos cognitivos, mas a aprendizagem como um todo. Aprender coisas básicas que empírica e automaticamente as crianças aprendem sozinhas, pode ser muito mais complexo para uma criança dentro do espectro do autismo. Porém, elas são tão capazes de aprender quanto às outras, só precisamos encontrar a melhor forma de ensinar.
  4. Apoiar o autismo significa disseminar conhecimento acerca dele. Somente a informação e a consciência são capazes de reduzir os julgamentos. A igualdade e o respeito serão consequências de uma sociedade mais instruída.
  5. Não existem limitações para uma pessoa com autismo. É possível ser bem sucedido. É possível subir ao topo. Mas para isso é necessário ter as pessoas certas ao seu lado, que acreditam e que nunca desistem.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

2 Comentários

  • Posted 12 de Settember de 2016

    Viviane Marins

    Amei!!!

  • Posted 16 de March de 2017

    idaliabrito

    Infelizmente tenho uma famíliar autista que muito sofreu com uma professora sem qualquer compreensão ou respeito que a levou como foi dito pela pedo psiquiatra quase a loucura e fez que não mais quis ir a escola

Responder