Quem meu filho seria sem o autismo?

Afinal de contas, o que é o autismo? Não parece ter nada de errado com ele… Vamos ouvir outras opiniões, consultar outros profissionais… E se for só uma fase? Talvez ele só não goste das mesmas coisas que as outras crianças… Será que não é só seu jeitinho?

Sim, eu já disse tudo isso. E não faz muito tempo!

Não era exatamente uma negação. O fato é que meu filho sempre foi assim, não mudou seus comportamentos. Estávamos acostumados com seu jeitinho peculiar. Então porque aparece um diagnóstico, do nada?

Se eu pudesse voltar no tempo, naquela época em que eu procurava “o que estava errado”, eu gostaria de dizer a mim mesma que tudo iria ficar bem, que meu filho não poderia se tornar uma pessoa melhor, que nossos sonhos e desejos permaneceriam inalterados.

Muitas vezes senti como se ele estivesse perdendo sua infância. Ele não brinca com o que as outras crianças brincam, não gosta do que elas gostam, parece estar perdendo tudo que uma criança deveria experimentar. Mas então me dou conta de que ele é muito feliz. Ele encontra muita alegria em suas brincadeiras fora do comum.

Se hoje descobrissem um remédio que cura o autismo, não sei se eu o daria para meu filho. Não estou dizendo que o autismo seja uma coisa boa. Nem me posicionando no debate se ele é ou não uma doença. Sei que existem vários graus de severidade e sou grata por não ter que lidar com os mais difíceis. Mas o autismo faz parte da personalidade dele. É parte dele. Se houvesse cura, será que ele iria gostar das mesmas coisas? Dos mesmos brinquedos? Teria a mesma ingênua sinceridade? Iria pedir para que não lhe dessem beijos molhados? Iria dar risada das mesmas coisas? Teria a mesma espontaneidade? A mesma maneira simples de enxergar as coisas?

Eu não consigo separar o que é do autismo e o que é sua personalidade. Espero que ele nunca perca sua alegria, sua ingenuidade e sua habilidade em fazer amizades. Ele é apenas um menino. Um menino que tem autismo. E eu não poderia imaginá-lo de forma diferente.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder