Mães que trabalham em casa não devem explicação

As mulheres têm o direito de fazer suas escolhas. Optar por trabalhar em casa e dedicar-se a cuidar dos filhos é um trabalho tão digno quanto qualquer outro. O fato é que comentários maldosos geralmente partem de todos os lados, inclusive de outras mães! Controverso?

Quem decide trabalhar em casa tem seu valor e merece respeito. Afinal, cuidar de uma criança é formar uma pessoa, é construir o futuro da humanidade. E quem pode ser melhor que a mãe para executar esse papel? São mulheres que comprometem suas carreiras profissionais e adiam seus sonhos em prol da sua família.

Por que não devemos explicação?

O amor se constrói no dia a dia, no tempo e no cuidado que se investe na criança. Sei que muitos pais realmente não podem se dar a esse luxo, parar de trabalhar é inviável para muitas famílias. E isso é um problema social. Mas o fato é que crianças não ligam se seus pais são bem sucedidos ou se ganham dinheiro, só querem sua presença. Eles precisam dessa presença.

E aquele pergunta que volta recorrentemente “Quando você volta a trabalhar?”… Como se uma mãe que trabalha em casa não estivesse fazendo nada! Esse é um investimento que se faz na sociedade que está se formando. Não significa que a mãe terá mais tempo para descansar, ‘fazer suas coisas’ (como ouvimos por aí), ou manter a casa sempre arrumada. Significa que ela terá mais tempo para ser mãe, para assumir essa vocação que lhe foi dada. Significa que não irá trabalhar por 8 horas diárias, e sim desde o momento em que abrir os olhos pela manhã até a hora que for deitar novamente à noite. Não há folga, final de semana ou feriado.

O ofício de ser mãe é gratificante. Não é pensar ‘nossa, como você está crescendo rápido!‘, é crescer junto. Acompanhar não só o crescimento, mas a evolução integral de um ser humano. Ver muito de si mesma em outra pessoa. Pertencer, fazer parte do seu dia. Ser a responsável pela parte mais importante do começo de uma vida.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder