Problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem

Uma criança que apresenta dificuldades na aprendizagem geralmente desenvolve problemas emocionais, como a ansiedade, baixa auto estima e até depressão. Não são todos os casos, mas é bastante comum.

Alguns sinais de que a criança pode estar sendo emocionalmente afetada são:

– Queda na autoestima;

– Desinteresse pela escola;

– Alterações no humor, apresentando tristeza ou irritabilidade;

– Dores de cabeça ou de estômago;

– Aumento da ansiedade (roer unhas, comer mais que o costume, etc).

Além de ajudar nas disciplinas onde a criança apresenta maiores dificuldades, os pais também devem ser o apoio emocional que ela precisará. Algumas formas de ajudar:

  • Converse muito com seu filho. Algumas crianças acreditam que não são inteligentes, que são inferiores às outras. Às vezes ele só precisa conversar com alguém sobre suas inseguranças, então esteja sempre disponível para isso.
  • Diminua sua ansiedade e suas expectativas. A melhor forma de fazer a criança enxergar-se de maneira mais positiva é se nós a enxergarmos de maneira positiva também. Cuidado ao criar grandes expectativas, pois a criança certamente não conseguirá atendê-las.
  • Mantenha contato com o professor para estar a par de possíveis mudanças de comportamento e também para que haja uma parceria na atenção a essa criança.
  • Procure dar ênfase às atividades que a criança faz bem. Ao destacar suas qualidades, os pontos negativos tendem a ficar menores.
  • Dê mais tempo para a criança curtir a infância. Descansar e brincar. Já pensou que ela pode estar se sentindo desgastada? Seu rendimento não é como o dos colegas da escola e ela ainda precisa lidar com reforços, horas a mais de estudo e para concluir suas atividades. Considere diminuir um pouco suas obrigações e deixar que aproveite melhor seu tempo livre.
  • Metas menores são mais fáceis de ser cumpridas. Diminua atividades ou conteúdos a serem estudados em partes menores, pois isso dará a sensação de ela consegue concluir as etapas e, consequentemente, alcançar pequenas vitórias.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder