Ensinando as crianças sobre tolerância religiosa

No mundo temos uma grande diversidade de pessoas e crenças. Infelizmente a falta de tolerância religiosa nunca esteve tão presente. Esse é um dos problemas mais delicados que o planeta vive hoje: em nome da sua religião e contra a religião do outro, cenas de terror são vividas diariamente, em uma guerra onde ninguém tem razão.

Enquanto todo esse noticiário passa constantemente em nossas casas, temos a oportunidade (e o dever) de abrir os olhos das nossas crianças para a amplitude de diferentes povos, crenças e ideias, sendo tolerantes às crenças dos outros. De que forma podemos transformar as crianças em adultos mais tolerantes?

  • Cuidado com suas opiniões

As crianças não nascem preconceituosas. Tudo que elas aprendem é com base nas observações das vivências com os adultos.

  • Incentive as amizades sem preceitos

Qualquer criança queira brincar ou compartilhar alguma coisa pode ser um potencial amigo. A criança que tem contato com a diversidade se tornará naturalmente mais receptiva.

  • Eduque dentro de uma religião

Não importa qual seja, ensine seu filho desde cedo sobre as crenças da sua família. Se você não pertence à nenhuma religião, explique a ele o porquê e em que baseia-se sua fé.

  • Ensine seu filho sobre as crenças dos outros

Obtenha informações sobre as religiões que você não conhece e ensine seu filho. Mostre a diversidade e deixe claro que não existe uma verdade absoluta. Qualquer um que faça e queria o bem pode estar no caminho certo.

  • Desencoraje a intolerância

É tão fácil… é só ver o noticiário, a quantidade de pessoas sofrendo devido à intolerância de outros. Mostre ao seu filho o quanto isso é prejudicial, o quanto pode machucar outras pessoas. Não só as atitudes, mas as palavras também. E isso não refere-se somente a atentados, mas também inclui piadas e comentários preconceituosos.

Neste mundo de tanta diversidade, precisamos conhecer e compreender as muitas culturas e religiões em torno de nós. Isso é o que forma a humanidade! Fica mais fácil querer o bem quando entendemos a crença do outro, seus motivos, seus pensamentos, não acha? Existem culturas e tradições maravilhosas espalhadas por aí, só precisamos ser suficientemente tolerantes para conhecê-las!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder