Tipos de TDAH

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) afeta crianças e adultos, e interfere nos comportamentos, emoções e aprendizagens.

Existem 3 tipos de TDAH: predominante desatento, predominante hiperativo/impulsivo e tipo combinado. Os sintomas que prevalecerem em cada pessoa diagnosticada é que determinarão o tipo em que ela se enquadra.

PREDOMINANTE DESATENTO

A pessoa com este tipo de TDAH apresenta os sintomas de desatenção mais acentuados do que os de hiperatividade e impulsividade. Em geral, se distraem mais facilmente, têm dificuldades para concentrar-se, são desorganizadas, se cansam mais rapidamente, perdem ou esquecem objetos com facilidade, processam as informações mais lentamente, têm dificuldades para seguir instruções. É o tipo mais comum no gênero feminino.

PREDOMINANTE HIPERATIVO/IMPULSIVO

É o tipo de TDAH caracterizado pela hiperatividade e impulsividade, embora também apresente a desatenção, mas em menor proporção. Costumam apresentar: agitação, inquietação, fala excessiva, impaciência, ações impensadas, respostas imediatas, etc.

TIPO COMBINADO

As pessoas com esse diagnóstico apresentam os sintomas de hiperatividade, modulação da atenção e impulsividade, sem predominância em nenhum dos pontos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através da observação intensa dos comportamentos, quando os sintomas presentes prejudicam a rotina e as tarefas diárias da pessoa. Buscar esse diagnóstico é essencial para entender suas dificuldades e buscar o tratamento adequado.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder