Qual a relação entre autismo e TDAH?
O autismo e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são distúrbios neurocomportamentais, geralmente de origem genética.
Existem pessoas com autismo, existem pessoas com TDAH e existem ainda casos dos dois diagnósticos associados.
O problema é quando os sintomas desses dois transtornos se confundem. Em alguns casos, as características de um podem levar ao diagnóstico equivocado de outro, caso os sintomas não sejam bem observados.
Os sintomas de TDAH incluem (saiba mais neste link):
- impulsividade;
- alterações na atenção;
- dificuldades na concentração;
- agitação;
- fala excessiva;
- dificuldades em concluir tarefas;
- desorganização;
- dentre outras.
Os sintomas do autismo incluem:
- intensa capacidade de concentração;
- isolamento ou falta de interesse social;
- baixa tolerância a frustrações;
- comportamentos repetitivos;
- rigidez no pensamento;
- falta de contato visual;
- falta de empatia;
- prejuízos na comunicação;
- dentre outros.
Ambos têm prevalência no sexo masculino e algumas características que podem se confundir. Porém, somente o autismo possui a característica do prejuízo social, a falta de interesse na interação. É o único transtorno com esse sintoma!
No TDAH, temos presentes a hiperatividade e a impulsividade, que podem ocultar sintomas do autismo e retardar seu diagnóstico. Além delas, temos o hiperfoco (comum no TDAH) que pode se confundir com o interesse restrito (comum no autismo).
Tendo em vista essas diferenças e semelhanças, mesmo quando a criança já tiver recebido o diagnóstico, os pais devem continuar observando seus sintomas e sua evolução. O acompanhamento médico também é fundamental. Qualquer suspeita deve ser investigada com cautela, pois entender as características de cada transtorno é fundamental para desenvolver o tratamento adequado de cada um.
Por Amanda Puly
4 Comentários
Angela Lucio Rodrigues
Tenho um neto de três anos ( dia 08/07/18 fará 4 anos) a psicóloga da creche suspeita que ele tenha TADH ou autismo ou ambos, deu um relatório para que minha filha procure um pediatra e converse sobre isso.
Estamos ainda a entender tudo.
Se possível, gostaríamos de informações sobre e faremos tudo para que ele tenha um desenvolvimento adequado.
Grata
Amanda Puly
Olá Angela! É necessário buscar um neurologista para que seu neto seja avaliado corretamente e averiguado se ele se encontra em alguma das condições.
Aqui no site falo um pouco sobre autismo e TDAH, sugiro que dê uma olhada, pois têm várias dicas que podem ser úteis! Mas não deixe de buscar ajuda profissional.
Um beijo!
Neuza
Angela, muitos passam pelo mesmo processo de busca. Uns obtem sucesso e outros infelizmente. O sucesso está em buscar ajuda com avaliação neuropsicológica para o diagnostico diferencial do transtorno em seu neto. Tanto um neurologista como um neuropsicólogo estão aptos a fazer esse diagnóstico, desde que estejam familiarizados como observar clinicamente os criterios diagnósticos diferenciais de cada transtorno.
abços!
Neuza
Angela, muitos passam pelo mesmo processo de busca. Uns obtem sucesso e outros infelizmente. O sucesso está em buscar ajuda com avaliação neuropsicológica para o diagnostico diferencial do transtorno em seu neto. Tanto um neurologista como um neuropsicólogo estão aptos a fazer esse diagnóstico, desde que estejam familiarizados como observar clinicamente os criterios diagnósticos diferenciais de cada transtorno. o correto é realizar avaliação neuropsicologica.
abços!