Gravidez na adolescência

Dez anos atrás minha vida mudou completamente. Eu me tornei mãe. Não só isso, eu tinha 18 anos, ainda estava na faculdade e minhas amigas não entendiam nada sobre “ter filhos”. Enquanto todos à minha volta formavam sua carreira profissional, desenhavam seus planos e sonhos, eu trocava fraldas e tentava descobrir como fazer para que as cólicas do bebê parassem.

Ser mãe, esposa e adulta implica em aprender a lidar com os problemas de forma responsável e com sabedoria. A partir daí, a vida nunca fica mais fácil, ela impõe novos desafios a cada dia.

Um dos maiores problemas que as adolescentes enfrentam é a rejeição familiar. Ainda é muito comum pais abandonarem suas filhas nessa fase tão difícil, na qual o que elas mais precisam é do apoio de todos. Eu tive total apoio familiar e isso foi fundamental para que eu pudesse concluir minha faculdade e seguir a gestação com mais tranquilidade.

Junto com as transformações da gravidez vieram as da adolescência. Eu tinha muitas dúvidas e muito medo também. O que iria acontecer? Como seria o parto? Como eu poderia cuidar de uma criança? Busquei algumas respostas na internet, mas é importante ter com quem conversar, poder se abrir.

Aqui deixo algumas dicas para adolescentes que descobriram sua gestação e também para seus familiares:

  • Mude sua alimentação, para que você se sinta bem e seu bebê cresça saudável;
  • Cuide do seu corpo e da sua mente, se preparando para a chegada do bebê;
  • Encontre um bom obstetra, com quem se sinta confortável para tirar todas as dúvidas;
  • Comece a fazer o pré-natal o quanto antes. É a melhor forma de entender as transformações no seu corpo e o desenvolvimento no bebê. Além disso, é também a melhor maneira de prevenir doenças e tirar as dúvidas que surgem durante a gestação;
  • Prepare-se para o parto, conhecendo os tipos e os procedimento, avaliando as possibilidades e o qual a melhor opção para você;
  • Planeje como será sua vida após a chegada do bebê, se você voltará a estudar, se irá trabalhar, quem irá ajudá-la com a criança.

A gestação é o período que a adolescente terá para amadurecer e estar mais preparada para receber um bebê. Quanto mais apoio e informações ela tiver, mas qualidade de vida e tranquilidade terá com as mudanças que estarão por vir.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder