10 coisas que aprendi convivendo com crianças especiais

Não são só as crianças especiais que se beneficiam com o convívio social. Aprendemos muito. Não é clichê, aprendemos muito mesmo!

Listo aqui 10 lições que aprendi, tendo um filho e uma sobrinha especiais. E por causa deles, conheci e me aproximei de tantas outras…

  1. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento. Para quê compará-las?
  2. Todas são capazes de aprender, a gente só precisa descobrir a melhor forma de ensinar.
  3. Para ver o arco íris precisamos de chuva, de um dia cinza. Se todos os dias fossem de sol, não conheceríamos o arco íris. Dias cinzas fazem parte da vida. Mas se olharmos para eles mentalizando o arico íris, com certeza serão mais fáceis.
  4. Aprendi a ser grata por tudo que tenho e consigo fazer. Há pessoas com muito menos, vivendo muito melhor. Existem pessoas situações extremas de sofrimento… Eu realmente tenho do que reclamar?
  5. Um diagnóstico não é uma sentença. A gente fica triste, perde o chão, sente medo. Mas o diagnóstico não será o responsável por determinar como será o futuro.
  6. Uma evolução pequeninha para uma criança pode ser gigante para outra. Aprendi a dar valor.
  7. Tudo bem pedir ajuda! Nós não sabemos de tudo, nem conseguimos dar conta de tudo sozinhos. Descobrir pessoas dispostas a ajudar é incrível.
  8. Aprendi a escolher minhas batalhas. Eu tenho que decidir o que realmente importa para mim e deixar de lado aquilo que não é prioridade. Para minha própria sanidade, é melhor centrar as energias.
  9. O verdadeiro amor exige coragem, força e perseverança. É preciso doar nosso tempo. É preciso conquistar. É preciso ter disposição para trabalhar por ele.
  10. Deus não nos dá nada com que não possamos lidar. Ele tem um plano para nós, tem um objetivo. Talvez olhando agora, a gente não perceba. Mas com certeza, se algo nos é dado, existe uma razão maior. Não somos donos do tempo, nem do futuro. Temos que confiar.

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder