Ele só quer chamar sua atenção!

Sabe aqueles comportamentos inadequados que nossos filhos fazem só para chamar nossa atenção? Ficar falando ao mesmo tempo quando conversamos com alguém, fazer sons irritantes quando queremos ouvir algo na televisão, aquele choro sem lágrimas ou exagerado por algum motivo tolo… Poderia citar vários exemplos, pois são inúmeros. Todas as crianças fazem isso em algum momento! Algumas com mais outras com menos intensidade.

 

Se nessa hora nós agirmos por impulso, damos logo uma bronca. Dependendo do nosso estresse, instantaneamente sai um castigo.

Existem outras formas de lidar com esses comportamentos, que não resolvem apenas momentaneamente, mas se mostram muito mais eficazes a longo prazo!

  • Atribua uma função pontual para que a criança se ocupe e tire o foco do comportamento inadequado. “Filho, busque um papel e uma caneta para a mamãe, por favor.”
  • Dê-lhe um grande abraço, faça-lhe um carinho. Não esqueça que a única coisa que ele quer é sua atenção.
  • Defina um horário para passar um tempo exclusivo com a criança. Conte a ela que horário será esse, o que irão fazer. Mostre no relógio quanto tempo falta para esse momento chegar.
  • Demonstre à criança que a viu, sem interromper o que está fazendo. Você pode tocar seu ombro, fazer um carinho, mas sempre ignorando o mau comportamento.
  • Seja claro e objetivo e diga o quanto o ama.
  • Use palavras gentis quando precisar pedir silêncio.
  • Decida o que você fará, não o que a criança deve fazer. “Eu vou continuar falando ao telefone, independente da sua atitude.”

Por motivos óbvios, nosso maior receio é que estes comportamentos aconteçam publicamente. Vemos muitos olhares de reprovação que insinuam que não sabemos educar nossos filhos. Mas não se preocupe com o que os outros vão pensar! Todas as crianças se comportam mal em algum momento, pois faz parte do seu desenvolvimento e formação da sua personalidade. E são essas as oportunidades que temos para passar-lhes ensinamentos. Mais importante do que o mau comportamento da criança é a nossa atitude diante dele. Nada de usar violência ou palavrões! Manter a calma e ser firme com gentileza é a melhor maneira de educar nossos filhos!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder