Como despertar nas crianças o interesse pela leitura

Crianças que gostam de ler aprendem melhor, são mais criativas, se comunicam com mais facilidade. Mas raras são as que já nascem gostando de livros… Como então despertar o interesse a curiosidade pela leitura?

  • Não espere a fase em que a criança está alfabetizando ou pior, já sabe ler, para lhe apresentar os livros. Desde cedo (muito cedo), já devemos estimular esse hábito. Um pouco por dia, mas todos os dias, como uma dose de remédio. Ler para os bebês, permitir que manuseiem os livrinhos. Isso não só desperta a curiosidade, como também a contribui para a formação das primeiras palavras, estimula a memorização…
  • Existem livros para todas as idades. Frequentar livrarias, sebos, feiras e bibliotecas é outro hábito que deve ser ensinado pelos pais. Ao se deparar com um grandioso universo de opções, a criança tem a possibilidade de escolher aquilo que mais lhe atrai.
  • Seja o exemplo! Bom, essa dica serve para qualquer ensinamento. Não adianta querer ter um filho que ama leitura se os pais têm preguiça de ler…
  • Vá em contações de histórias. Existem muitos lugares, gratuitos ou não, que possuem contação de histórias. É uma boa dica de passeio para o final de semana!

Eles vão crescendo e o interesse pela leitura vai sumindo…

À medida que as crianças crescem, surgem outros interesses, principalmente quando descobrem o mundo da internet e dos videogames. E a leitura vai ficando no final da fila.

Esse é momento de retomar os estímulos. Livros sobre games, curiosidades, personagens que eles gostem, ou até coleção de gibis costumam atrair mais. Se selecionarmos os conteúdos, a internet também pode ser incluída! Existem e-books para download para aqueles que não abrem mão da tecnologia.

Presentear a criança com um livro de leitura simples, que seja dinâmico, talvez até divertido, pode fazer com que ela resgate o interesse que perdeu. Mas não é tarefa fácil! Exige persistência…

E que tal trocar livros nos próximos aniversários, amigos secretos, ou como um simples agrado?

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

Responder