Autismo: Vencendo a batalha de cortar os cabelos!

Contrariando a minha genética, meus filhos têm bastante cabelos, e eles crescem rápido. Acho que muitas famílias que têm uma criança autista irão se identificar: cortar os cabelos é sempre uma luta!

São vários os motivos para a criança com autismo não gostar desse momento: a mudança da rotina, o contato físico, a capa, o ambiente diferente, o medo da máquina e da tesoura, etc.

Vai chegando o temido dia de cortar os cabelos, começamos a suar frio. Mas depois de inúmeras tentativas, acho que finalmente chegamos a um momento de paz para cortar os cabelos. Aqui deixo algumas ideias para tranquilizar esse momento, que funcionaram para nós:

  • Preparamos com antecedência o que irá acontecer: “Olha, seu cabelo está crescendo, está chegando a hora de cortar um pouco.“; “A mamãe vai marcar um horário no salão.“; “A mamãe marcou para daqui dois dias.“; “Iremos amanhã!“.
  • Eu marco sempre no mesmo lugar, sempre com a mesma profissional. Quando chegamos ao salão, a cumprimentamos e lembramos da última vez que estivemos lá.
  • Chegamos uns 5 minutos antes do horário marcado, para que ele veja como as outras crianças saem bonitas e felizes!
  • A pessoa que o atende precisa lhe passar segurança. Então lhe mostramos a capa, explicamos que é para que os cabelinhos não caiam em sua roupa. Deixamos seus bracinhos livres, para fora da capa. Mostramos a tesoura, deixamos que ele toque a máquina e a sinta tremer. Tudo com muita paciência, sem forçar, respeitando seu tempo.
  • Ainda trabalhando a confiança, mostramos o espanador e o deixamos em sua mão para que limpe os fios que caírem em sua capa.
  • Levo comigo o brinquedo coringa. Sabe aquele que encantou os olhos quando ele viu a primeira vez? Está guardado, esperando esses momentos! Vale também um joguinho ou aplicativo de tablet/celular.
  • Durante o corte, conversamos muito com ele. Sobre os assuntos mais variados, que sabemos que ele gosta. No caso dele envolve escrever o nome das pessoas que estão ao redor (inclusive da cabeleireira) ou fazer algumas continhas de matemática.

É claro que algumas dicas funcionam para uns, mas para outros não. Vale trocar o bom comportamento por algo que ele goste também, dependo do seu entendimento. E usar o bom senso dos limites do seu filho.

E se tiver uma dica diferente que funcionou com você, divida com a gente!

Por Amanda Puly

Artigos Relacionados

5 Comentários

  • Posted 16 de Fevruary de 2016

    Carla Soares Ramos

    Sou cabeleireira e a quese 1 ano estou cortando o cabelo e um menino com autismo. Vou na casa dele. Salão de beleza ainda deixa ele muito agitado. Pois era traumático. Não falo em corta e sim arrumar o cabelo. Uso talco. Espanador. Tesoura. Pente e maquina de corte de acabamento ele ja se acostumou com barulho. Ele não gosta de usar a capa protetora e nem molhar o cabelo. Mas consigo cortar o cabelo quando ele está na frente da tv ou computador.

  • Posted 22 de Fevruary de 2016

    Ângela

    Olá! Meu filho não suporta que lavem seu cabelo ou borrife água, em alguns casos podem ser pequenos detalhes, nos quais as crianças autista sentem-se incomodadas.

  • Posted 20 de November de 2016

    elisangela lira pinto

    meu filho não quer cortar o cabelo, sera que eu comprando uma maquina para cortar o cabelo dele em casa

    • Posted 20 de November de 2016
      Amanda Puly

      Amanda Puly

      Olá Elisângela! A aceitação muda de criança para criança. Meu filho ficava muito incomodado, não deixava de jeito nenhum. Mas com o tempo é muita paciência, aprendeu a confiar. Os maiores inimigos neste caso são o processamento sensorial (os toques e os cabelinhos que vão caindo e causando coceira) e o medo do desconhecido. Se você tiver muita paciência para mostrar o que está acontecendo, der uma escovinha para que ele vá varrendo os cabelinhos que caem, pode ser uma boa tentar fazer em casa. O importante é nunca forçar, pois um trauma é muito mais difícil de desfazer. Um beijo e boa sorte!

  • Posted 20 de November de 2016

    elisangela lira pinto

    estou comprando uma maquina para corta o cabelo dele em casa

Responder