Atividades domésticas para as crianças: sim ou não?

Deu até polêmica.  Algumas pessoas acham importante, outras acreditam que serviço doméstico e criança não combinam.

O que não pode e fere os direitos da criança é a exploração. Infelizmente ainda acontece – e muito – o desrespeito e o abuso, deixando sob a responsabilidade dos filhos o que deveria ser dos pais.

Mas que fique bem claro que pequenas tarefas da rotina da família, responsabilidades estabelecidas de acordo com a idade, respeitando o tempo de a criança brincar, estudar e descansar, são permitidas sim! Aliás, são muito importantes.

 

Guardar os brinquedos, arrumar sua cama, colocar sua roupa suja no cesto, lavar ou secar uma pequena quantidade de louça,  ajudar a colocar ou retirar a mesa e regar as plantas, são exemplos de tarefas que podem fazer parte do dia a dia dos filhos.

Obviamente, não todas no mesmo dia. E a quantidade de atividades deve acompanhar o crescimento da criança.

Essas pequenas tarefas podem ajudar a desenvolver nos pequenos o senso colaborativo, a percepção da importância de assumir suas responsabilidades, o entendimento de que a organização, limpeza e os cuidados dentro – e fora – de casa são serviços que devem ser feitos por todos.

Esse tipo de trabalho não precisa se tornar algo chato na rotina das crianças.  Algumas dicas podem ajudar:

* Fazê-los perceber como o ambiente fica mais agradável quando limpo e organizado (sem neuras) pode ser uma motivação.

* Quando todos os adultos da casa colaboram, a criança cresce aprendendo que desta forma é o correto.

* Por mais difícil que seja, ficar reclamando dos serviços domésticos na frente das crianças os leva a fazer o mesmo mais tarde. O exemplo dos mais velhos ensina o que é bom e o que é ruim.

* Quando a tarefa leva um tempo um pouco maior para ser concluída, como guardar os brinquedos ou lavar a louça, vale ligar uma música e até cantar junto para animar. Porque não tornar esse momento mais prazeroso?

Assim, com equilíbrio, bom senso e segurança, as responsabilidades diárias não causarão nenhum dano futuro à criança. Pelo contrário, só trarão benefícios!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder