Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA)

*Por Shirley Ordonio

De dentro do coração, nasceu o projeto LIA – Lazer, inclusão e acessibilidade.

O sorriso!

Imaginem uma mãe de um menino e duas meninas, uma delas com deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Essa mãe em um dia ensolarado leva todos os filhos a um parquinho público, onde ela pode observar dois deles se divertindo e sua filha com deficiência presa à cadeira de rodas apenas assistindo, impedida por barreiras arquitetônicas de acessibilidade de participar da interação com seus irmãos e as outras crianças. “Isso não precisa ser assim”. Essa mãe logo deu seu jeitinho e adaptou com os recursos que tinha um balanço pra sua filha também poder brincar. O resultado foi o maior sorriso do mundo! Esse sorriso trouxe uma ideia: adaptar todos os parques públicos para que todas as crianças com alguma deficiência também possam brincar!
O mais legal é que essa mãe encontrou outra mãe que já tinha tido esse sonho. Elas se juntaram pra tornar esse sonho realidade!

As crianças com deficiência tem necessidades específicas e os brinquedos existentes nos parques públicos hoje não são preparados para atendê-las.
As crianças com mobilidade reduzida e/ou com alterações sensoriais e intelectuais precisam de brinquedos seguros, que tenham estrutura e travas para sustentar a cadeira de rodas, brinquedos que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais, que gerem sensações prazerosas que favoreçam a melhora da autoestima.

Não podemos mais esperar tanto! A infância é agora!

Desde cedo, as crianças com deficiência passam por uma rotina intensa: são várias consultas médicas e terapêuticas, tratamentos, exercícios e estímulos para que o atraso do seu desenvolvimento seja amenizado. Nessa rotina quase não sobra tempo para uma brincadeira, e, justamente o brincar é uma das coisas mais importantes para a aprendizagem e desenvolvimento de qualquer criança.
A infância é o tempo de brincar, de se encantar, de fazer amigos.

É direito!

As pessoas com deficiência tem assegurados o direito à educação, à saúde, ao trabalho, o projeto LIA vem lembrar que elas também, tem sim, direito ao lazer e amparo à infância.

 

O que fazemos?

A proposta do projeto LIA é implantar brinquedos adaptados em parques já existentes, porque queremos incluir e brincar JUNTOS. Os brinquedos possuem adaptações que permitem a interação de crianças com deficiência com seus amigos, promovendo a inclusão social, caminho que conduz a uma sociedade sem preconceitos.

Além disso nossa comunidade se reúne em encontros colaborativos sazonais, como o nosso piquenique. Todo mundo ajuda seja com alguma oficina, brincadeira, com materiais, atividades e, claro, com as comidinhas! Somamos isso a uma dose de alegria, inclusão e amizade!

*Shirley Ordonio – Idealizadora do projeto

Saiba mais em facebook.com/projetolia

Artigos Relacionados

1 Comentário

Responder