Dificuldades no aprendizado da Matemática: como a família pode ajudar?

Crianças com dificuldades em aprender Matemática… Nenhuma novidade nisso. Quantos de nós não gostam nem de lembrar de como era estudar Matemática na escola? É claro que existem adultos e crianças com uma facilidade enorme nessa área, mas estão longe de ser a maioria. Muitas crianças pequenas já sofrem com este “peso” de não conseguir executar um tipo de operação, por exemplo.

A família pode ajudar?

Pode sim! Mas tenha certeza de que não é fazendo com que a criança em casa faça intermináveis sequências numéricas ou resolva operações e mais operações para treinar (que fique claro que o intuito desta postagem não é criticar ou aprovar métodos utilizados nas escolas).

A Matemática está em toda parte! E para compreendê-la é preciso contextualizá-la, fazendo ligações com o dia a dia do seu filho. Muitas vezes fazemos isso sem intenção. Outras vezes, podemos traçar objetivos, sem necessariamente a criança conhecê-los. São inúmeras as dicas que poderiam ser dadas aqui, mas tive que selecionar apenas algumas:

  • Observe o calendário junto com seu filho. Ajude-o a identificar o dia de hoje, ontem, amanhã… Contem juntos quantos dias faltam para uma data especial.
  • De tempos em tempos, marque a medida do seu filho em uma parede. Compare com a marcação anterior. Ensine-o a verificar as medidas utilizando uma fita métrica.
  • Compare tamanhos: o seu como dele, entre as mãos, os pés, entre dois ou mais brinquedos, alimentos, etc.
  • Brinque com seu filho de procurar locais onde há números. Converse sobre as diferentes funções dos números nesses locais.
  • Chame seu filho para lhe ajudar a preparar receitas. Conte com ele as quantidades, faça questionamentos (como: quantas colheres de trigo você acha que cabem nessa xícara?” ou ” já colocamos um ovo, na receita pede 4, quantos ovos falta colocarmos?”), dobre ou reduza as receitas pela metade e peça para seu filho lhe ajudar a calcular as proporções.
  • Contem degraus, bonecas, carrinhos, coleções… Contem de um em um, dois em dois, dez em dez…
  • Peça que seu filho divida entre as pessoas da família pedaços de bolo, peças de jogos, etc.
  • Brinquem de procurar formas geométricas nos objetos.
  • Problematize o uso do dinheiro, peça a seu filho que verifique, num folheto de ofertas, o que poderia comprar com 20 reais, por exemplo.
  • Utilize muitos jogos e brincadeiras. Não esqueçam de registrar as pontuações.

Importante:

* Algumas perguntas podem ter mais do que uma resposta.

* O uso de calculadora e eletrônicos não é proibido. Pelo contrário,  são muito úteis.  Só precisa ser bem dosado.

* Os tipos de atividades são realizados de acordo com a dificuldade de cada criança. Mas é importante não pular etapas. Não adianta, por exemplo, tentar explicar a multiplicação para uma criança que ainda não compreendeu a adição.

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder