Feridinhas na boca? Pode ser estomatite!

Por Amanda Puly

Quando tinha cerca de 10 meses de idade, meu filho teve estomatite. Ao contrário do que parece, essa doença nada tem a ver com estômago. A palavra tem origem grega “estômato”, que quer dizer “boca”. Pela idade em que meu filho estava, era difícil identificar o que estava acontecendo. Ainda não falava, chorava muito e recusava se alimentar. Levei-o ao médico no terceiro dia, quando começou a ter febre. Me senti culpada, pois descobri que a dor causada pela doença é muito grande!

2015-10-14_15.03.58Trata-se de um vírus que causa pequenas inflamações no interior da boca e garganta. As feridinhas (ou aftas) são, geralmente, amareladas no centro e vermelhas ao redor. O vírus responsável pela infecção é o da herpes simples (HSV-1), que é comum em quase todas as pessoas. A doença geralmente atinge crianças de 6 meses a 5 anos.

Apesar da dor e do desconforto, não é uma doença considerada preocupante. Os sintomas desaparecem entre 7 e 14 dias e os remédios receitados são, geralmente, para aliviar a dor e a febre.

Considerações:

  • É importante procurar um médico assim que desconfiar do problema;
  • Higienizar muito bem as mãos quando estiver em contato com o doente;
  • Evitar o contato com outras crianças (escola, creche, etc.), pois o vírus é transmissível;
  • Ofereça água e líquidos muitas vezes à criança para ela não desidrate, pois estará se alimentando menos;
  • Alimentos gelados são mais fáceis de ingerir;
  • Evite alimentos quentes e frutas ácidas.

O vírus permanece no corpo por toda a vida. Mas a boa notícia é que o primeiro surto da doença é o mais difícil e o problema não costuma se repetir. Se houver outras manifestações da doença ao longo da vida, os sintomas são muito mais brandos.

Artigos Relacionados

Responder