Autismo: Dificuldades com a escovação de dentes

Por Amanda Puly

Escovar os dentes costuma ser um processo difícil, principalmente por causa da sensibilidade sensorial, da dificuldade de comunicação e da compreensão verbal.

Hoje quero deixar algumas dicas que têm funcionado aqui em casa, já que passei por essa dificuldade também!

  • Brinque de abrir e fechar a boca em frente ao espelho, fazer caretas. Dê uma pontinha do creme dental para a criança experimentar. Utilize as pastas infantis, com sabores mais agradáveis ao paladar da criança.
  • Utilize uma escova pequena, com cerdas macias, pode ser até de um personagem que ela goste. Aqui em casa colamos adesivos de letrinhas!
  • Faça a escovação até onde a criança permitir. Respeite o tempo que ela consegue ficar com a escova na boca, nunca force-a. Se esse tempo permitir que você escove somente um quadrante, em outro momento você reinicia o processo, escovando os restantes. Aumente gradativamente a área de escovação, à medida que a criança se sentir segura.
  • Associe a escovação a alguma brincadeira: bocão do jacaré, dentes do tubarão, “deixa eu ver quantos dentes você tem” (essa funciona bastante por aqui).
  • Dê segurança a criança, oferecendo previsibilidade: vou passar a escovinha nos dentes de cima, agora na frente, só falta em baixo

Autonomia na higiene bucal

Quando a criança já tiver condições de escovar os dentes sozinha, ensine gradativamente. Nos primeiros dias, deixe por último os dentes da frente para que ela possa escovar sozinha. Aos poucos, deixe que ela segure a escova durante todo o processo, auxiliando fisicamente até que ela aprenda os movimentos.

2015-10-12_20.55.10

  • Demonstre como a criança deve cuspir, com o auxílio de um copo. Coloque pouca água para que ela não acabe engolindo.
  • Auxilie a lavagem da escova e a secagem das mãos. Gradativamente, deixe que a criança faça sozinha.

Importante: A criança irá memorizar melhor o processo se ele estiver associado a imagens. Utilize fotos ou imagens de todo o processo em frente à pia, desde colocar pasta na escova até a secagem das mãos. As imagens podem ser utilizadas até que ela esteja preparada para a escovação sem nenhum auxílio.

Artigos Relacionados

Brincar no outono

Brincar no outono

O outono é uma estação maravilhosa para aproveitar o contato com a natureza! A curiosidade é uma característica natural das crianças e poucos ambientes oferecem tantos desafios e provocações quanto a natureza. Observar as mudanças naturais que...

Responder