Maternidade consciente: 8 dicas para as mamães que prezam pelo futuro do planeta

image

Que planeta estamos deixando para nossos filhos? Esta é uma questão que me preocupa toda vez que penso no assunto. Mesmo com tudo o que vemos acontecendo todos os dias, com o tempo enlouquecendo, com notícias que nos mostram um caminho destrutivo sem volta, parece que, para algumas pessoas, nada está acontecendo. Nem todo mundo consegue fazer algo grandioso, infelizmente. Mas pequenas atitudes são importantes. Um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e juntando tudo, começa a nascer uma nova esperança. E nós, mamães, podemos começar pelo nosso dia a dia. Vamos conferir?

1 – Banhos rápidos

Essa é fácil para a maioria das mamães, não é? Difícil poder aproveitar aquele banho demorado. Mas mesmo que consiga um tempinho a mais, é melhor aproveitar pra relaxar de outra forma. Banhos demorados podem gastar até 180 litros de água. É muita coisa, hein! Fora a energia elétrica (que também consome água)! Mamãe consciente sempre toma banhos rápidos (e ensina a família a fazer o mesmo)!

2 – Aproveitar a água do banho do bebê

Seja de banheira ou de balde, a água que sobra pode ser usada como descarga, no vaso sanitário. Desta forma, dá pra economizar aproximadamente 20 litros de água se sua descarga for de parede e 6 litros se for acoplada ao vaso sanitário. Já pensou na economia de água que dá pra fazer a cada banho?

3 – Trocar a mangueira pelo balde

Ao lavar o carro, a calçada… Mais uma forma de economizar água!

4 – Comprar menos produtos industrializados

Menos embalagens pra jogar fora e mais saúde pra você e sua família.

5 – Comprar refil

As embalagens são menores e utilizam menos matéria prima. Consequentemente, degradam menos o meio ambiente.

6 – Reutilizar

Nem sempre conseguimos escapar das embalagens. Mas muitas delas podem ser reutilizadas de várias maneiras: armazenar alimentos na geladeira, colocar temperos, guardar peças de jogos, virar vasinhos para plantas e por aí vai. Há uma infinidade de possibilidades! Folhas de papel (com ao menos um lado sem uso) também podem ser reutilizadas para fazer listas de compras ou para as crianças desenharem.

7 – Separar o lixo

Não são todas os municípios nem todas as pessoas que têm essa cultura. Mas vale a pena pesquisar se existe coleta seletiva em sua cidade. Se não, já é um facilitador para as pessoas que recolhem e trabalham com reciclagem. É importante que as embalagens já estejam limpas e secas. As folhas de papel enviadas para reciclagem devem ser dobradas e não amassadas na hora do descarte.

8 – Não desperdiçar alimentos

Primeiro, porque é uma baita sacanagem pensar que tem tanta gente passando fome enquanto outros desperdiçam. Segundo porque vira mais lixo. Terceiro porque é dinheiro jogado fora.
O negócio é procurar comprar apenas o que vai ser consumido, utilizar logo o que está para estragar e juntar as sobras do almoço para reinventar um jantar.
E então, dá pra ser?

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Responder