10 hábitos para proteger seu filho da obesidade infantil

Por Amanda Puly

  1. Oferecer 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
  2. Incluir guloseimas de maneira controlada. Exemplo: bolachinhas no lanche da manhã (que podem ser feitas em casa mesmo!) ou um bombom no lanche da tarde. Proibir as guloseimas faz com que a criança tenha mais vontade de comê-las e perca o controle em situações onde elas estão liberadas.
  3. Trocar os sucos de caixinha pelos integrais ou feitos com a fruta. Quando o suco for feito em casa, utilizar uma porção de fruta e diluir em água, pois a fruta também contém açúcares. Não é necessário adoçar. Ah! E os refrigerantes devem ser sempre evitados.
  4. Colocar sempre 5 cores no prato das principais refeições (almoço e jantar).2015-09-17_16.52.14
  5. Consumir 3 frutas ao dia. Lembrando que o suco conta como uma porção de fruta. Pode-se se oferecer uma porção no lanche e também acrescentá-las nas refeições, como na salada.
  6. Sempre oferecer alimentos novos. Mesmo que a criança não coma, colocar uma porção pequena no prato.
  7. Utilizar menos produtos refinados (açúcar e farinha) no preparo dos alimentos. Sempre que possível, substitua pelos integrais.
  8. Diminuir a quantidade de sal no preparo das refeições. Substitua por temperos, como orégano, manjericão, cheiro verde, tomilho, etc.
  9. Fazer as refeições sempre à mesa, evitando distrações.
  10. Incentivar a prática de atividades físicas. Brincadeiras ao ar livre são sempre bem vindas!2015-09-17_16.46.21

Aqui no site sempre colocamos receitinhas nutritivas e saudáveis. Acompanhe e se tiver uma dica também, compartilhe com a gente!

Artigos Relacionados

Brincar no outono

Brincar no outono

O outono é uma estação maravilhosa para aproveitar o contato com a natureza! A curiosidade é uma característica natural das crianças e poucos ambientes oferecem tantos desafios e provocações quanto a natureza. Observar as mudanças naturais que...

Responder