Autismo: Atividades e brincadeiras para estímulo da imaginação

Por Amanda Puly

Pessoas com autismo têm pensamento concreto. Visando aumentar a qualidade de vida das crianças dentro do espectro, podemos estimular seu cérebro a trabalhar a imaginação!2015-08-23_18.51.03

Aqui deixo algumas sugestões de atividades e brincadeiras para este estímulo:

  • Ler histórias – Certamente eles iniciam sem paciência alguma para histórias. Os primeiros livrinhos devem ser intuitivos, com muitas imagens e histórias curtas. Não é necessário ler exatamente o que está escrito, podemos adaptar para algo que desperte o interesse da criança. Por exemplo, o meu filho Leandro gosta de números, então eu falo “Ela contou até três – um, dois, três – e desapareceu!” ou “Na fazenda tinha quatro galinhas e doze pintinhos” e aponto para os animais que estão na imagem. É importante sempre mostrar a imagem do que está acontecendo.
  • Fantasias – Fazer ou comprar uma fantasia de algum personagem que ele goste, ou uma capa de super heroi (se for menina, pode ser a capa da rainha Elsa!) podem render muitas brincadeiras usando a imaginação!
  • Fazer comidinhas – Vale usar massinha, plantas do jardim ou alimentos de plástico. E fazer uma festa de aniversário bem divertida ou um almoço para os amiguinhos.2015-08-19_16.01.58
  • Bonecos – Podemos dar banho, dividir o lanche, levar a um passeio… Bonecos e bichinhos de pelúcia podem participar do dia a dia da criança e estimular, além da imaginação, o companheirismo, a amizade e a partilha.
  • Convivência com outras crianças – Crianças neurotípicas têm muuuuita imaginação. A convivência com elas traz muitos benefícios! O Leandro tem uma priminha muito criativa, que gosta de brincar de faz de conta. No início isso o deixava irritado: “mas eu não sou o Mickey!”, ele dizia. Depois de muita insistência da parte dela, hoje eles brincam tranquilamente de “Elsa e Olaf”, sem reclamar!

Artigos Relacionados

7 Comentários

  • Trackback: Autismo: como os pais podem contribuir? | Clube Materno

  • Posted 10 de Settember de 2015

    Alcina Maria Nunes Martins

    Gostei muito do que li, sou mãe de um autista de 35 anos, bem. tranquilo,

    • Posted 10 de Settember de 2015
      Clube Materno

      Clube Materno

      Que bom que gostou Alcina! Seja sempre bem vinda!

  • Posted 14 de Outober de 2015

    Giselly

    Estamos juntos nessa! Tenho umenino de três anos que está sob avaliação de equipe multidisciplinar e com provável diagnóstico de TEA. O Pietro tem evoluído muito e sabemos que é devido aos estímulos, então estou sempre a busca de novos aprendizados. Já sai daqui com ótimas ideias. Vou preparar uma máscara de eva, vamos brincar de macaquinhos pulando na cama! Obg

    • Posted 14 de Outober de 2015
      Clube Materno

      Clube Materno

      Legal Giselly! O que nos fortalece é a nossa união. Se tiver ideias pra compartilhar com a gente, será sempre bem vinda! Um beijo!

  • Posted 9 de June de 2016

    ana holmes

    Parabéns! Nota, mil….
    Descobri o clube materno e já ,divulguei no meu Face um artigo maravilhoso para minhas colegas, Professoras…Obrigada.

    • Posted 9 de June de 2016
      Amanda Puly

      Amanda Puly

      Obrigada Ana! Muito gratificante ver seu comentário! Seja bem vinda sempre! Beijos💖

Responder