Autismo: como tirar a fralda?

Por Amanda Puly

Cada criança dentro do espectro autista é diferente, apesar das características em comum. Mas uma dificuldade que eu passei – e vejo muitas mães passando – é o desfralde.

Atendendo a pedidos, hoje quero colocar algumas dicas para o uso do banheiro.

Antes de iniciar o desfralde, precisamos identificar qual a maior dificuldade para isso. Algumas crianças não gostam porque o banheiro é gelado, ou por medo, ou por não querer entrar em banheiros diferentes (fora de casa). No meu caso, a única dificuldade era a falta da percepção de estar molhado ou de estar com vontade de usar o banheiro.

Por onde eu começo?

Primeiro cronometrando as “escapadas” de xixi e cocô. Anote todos os horários durante um dia inteiro. Se for necessário deixá-lo sem fralda neste dia para conseguir marcar melhor, paciência.

desfralde2Durante alguns dias, acostume-o com o banheiro. Você pode fazer com que ele jogue a fralda suja na lixeira ou o conteúdo na privada. Coloque-o sentado no vaso de vez em quando para que se acostume com a temperatura e com o cheiro do ambiente.

Torne o banheiro um lugar mais agradável possível para ele. Se ele gosta de dinossauros, cole figurinhas, deixe um livrinho que ele goste ao alcance. Coloque um banquinho e um adaptador no assento para que ele consiga subir sozinho. Estimule a independência. Certamente ele ainda não consegue se vestir, então é também um estímulo para que ele tente erguer a calça sozinho.

Quando ele estiver seguro em usar o banheiro, retire a fralda. Compre cuequinhas/calcinhas de algum personagem que ele goste. Daqui pra frente não vale desistir.

Confira nas suas anotações de quanto em quanto tempo terá que levá-lo ao banheiro. No início eu levava de 15 em 15 minutos (haja paciência!). Não pergunte, simplesmente diga “hora do xixi” e leve-o ao banheiro. Tente usar sempre as mesmas palavras quando for levá-lo, para que ele se acostume. Se possível, utilize também uma imagem. Pode ser uma foto ou desenho, algo que o faça lembrar do banheiro.

Não torne as idas ao banheiro maçantes, um castigo. Se ele só conseguir ficar 10 segundos, deixe-o sair.

Sempre que ele fizer o xixi ou o cocô no vaso, lhe dê uma recompensa. Pode ser só um elogio, ou cócegas, algo que o deixe feliz. Não repreenda as escapadas (que certamente serão muitas), apenas coloque uma roupa limpa e mantenha o ritmo.6632213_f260

Se a criança estiver indo para a escola, comunique-os de suas ações e passe orientações de como proceder. A rotina do banheiro deve ser igual, inclusive no que se refere às palavras e/ou imagens.

Com o passar dos dias, você pode ir diminuindo as idas ao banheiro e aumentando um pouco o tempo de permanência lá.

Depois de 6 meses, meu filho pediu pela primeira vez para fazer xixi. Hoje ele está com 3 anos e 9 meses. Pede algumas vezes, outras vai sozinho até o banheiro. Eu fico atenta e percebo quando está se segurando, apertando o pipizinho. Ainda acontecem muitas escapadas. Quase todos os dias. Mas mantenho o foco e a paciência.

Uma criança típica acostuma-se a usar o banheiro em uma ou duas semanas. Eu fiquei nesta batalha por pouco mais de ano. Então, não desanime! Se eu consegui, acredito que qualquer um também conseguirá!

POSTS RELACIONADOS:

Autismo: E quando a criança resiste MUITO a tirar a fralda?

Autismo: Guia do desfralde noturno

Artigos Relacionados

34 Comentários

  • Posted 24 de Agoust de 2015

    alexsandra

    bom dia meu mesmo a criança não dando nenhum sinal que precisa ir ao banheiro como eu faco eu que tenho que falar para a criança

    • Posted 24 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Olá Alexsandra! No início eles não dão sinal mesmo. Você leva ao banheiro usando sempre as mesmas palavras, como “hora do xixi”, por exemplo. Ele precisa primeiro criar o hábito de ir ao banheiro com frequência. Com o passar do tempo ele começará a dar os sinais. Beijos!

  • Posted 24 de Agoust de 2015

    kamila

    Boa noite… meu filho tem 3 anos e 7meses e ainda nao consegui tirar…tentei com o penico mas ele nao ficava sentado…ai comprei agora o adaptador de vaso…vou começar a tentar…mas o xixi eu ensino a fazer de pé? ??

    • Posted 24 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Oi Kamila! Sabe que eu também tentei usar o penico, mas não deu certo. Para os autistas funciona melhor quando a referência é sempre a mesma, então que seja o vaso sanitário. Eu ensinei meu filho a fazer sentado, por opção, porque acho que ele não tem mira para fazer de pé. Mas não faz tanta diferença, desde que você o habitue a fazer sempre da mesma forma. Veja qual forma ele aceita melhor e siga com ela! E depois volte aqui para nos contar como foi! Beijos

  • Posted 25 de Agoust de 2015

    Elaine

    Bom dia!
    O desfralde no meu filho está complicado ele não aceita, fazer xixi no vaso e prende a urina o último minuto.
    Ele só quer na fralda, sem fralda ele não faz as necessidades.
    Bjs Elaine

    • Posted 25 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Oi Elaine! Existem muitos motivos que podem fazer com que ele não queira usar o vaso sanitário. O banheiro é frio, tem um cheiro diferente… às vezes é só a rotina que ele já criou em fazer sempre na fralda. O banheiro tem que se tornar o lugar mais divertido do mundo, ou também você pode guardar uma recompensa, algo que ele tenha gostado muito (até um brinquedo) que ele só poderá pegar a Quando estiver no vaso sanitário. Talvez você tenha que deixa-lo sem fralda, mesmo que escape várias vezes nas calças. Mas tenho medo de mudanças radicais, sabemos o quanto isso pode incomoda-los, por isso deve ser um momento que ele goste. Beijos

  • Posted 26 de Agoust de 2015

    Ana

    No meu caso é ainda mais difícil, pq minha,filha não, fala. Já tem 7 anos e não sei o que fazer.Ela não dá nenhum sinal, nada.

    • Posted 26 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Oi Ana! Realmente, depois dos 5 anos de idade os procedimentos já são outros. Não só para a fralda, para comunicação, interação, etc. Infelizmente nisso eu não vou conseguir te ajudar, me desculpe! Mas se quiser dividir um pouco da sua história também, será muito bem vinda! Um beijo!

    • Posted 26 de Agoust de 2015

      Joseane Steinhorst

      Oi Ana
      Então a sua filha ainda está usando fralda, certo?
      O meu filho também não dava indício de nada e a fralda não o incomodava. Também não falava. Hoje já “fala”. Foi um processo de 6 meses mais ou menos nessa tentativa. Hoje ele pede até quando estamos na rua.
      Primeiro eu tirei a fralda só em casa. Quando saíamos eu colocava. Depois de uns 2 meses tirei radicalmente, só colocando pra dormir. Ele não sentia necessidade de tirar a fralda. Mas conversei com a pediatra e a psico dele. Depois de uns 3 meses ele começou a pedir xixi que foi em maio deste ano e em junho ele começou a pedir cocô. Claro que aconteceram alguns acidentes em pizzaria, igreja ( ele fez cocô na cueca). Mas parece que depois disso que começou a pedir. Se está distraído com celular ou computador, faz na cueca.

      • Posted 31 de Agoust de 2015
        Clube Materno

        Clube Materno

        Oi Joseane! Obrigada por participar e dividir suas experiências com a gente! Um beijo

  • Posted 29 de Agoust de 2015

    mara

    Ola bom dia, no caso do meu filho que vai fazer 4 anos em outubro, ele ja desfraldou do dia a 2 meses como fazer para tirar as fradas da noite ? obrigado

    • Posted 29 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Olá Mara! A fralda da noite demanda mais tempo, quando a criança estiver bem adaptada com o banheiro. Você precisa criar uma rotina na hora de dormir, ter sempre o mesmo horário para ir para cama, não tomar líquidos ao menos uma hora antes de deitar. Você pode ir estabelecendo essa rotina ainda com a fralda e tirar somente quando ela estiver amanhecendo seca. No início pode ser necessário levá-lo uma vez durante a noite, até que ele esteja conseguindo segurar bem. Beijos!

      • Posted 2 de Settember de 2015

        mara

        Obrigado gostei muito desse blog, bjss

  • Posted 29 de Agoust de 2015

    Meirinhos Martins

    Tenho um filho autista minha maior dificuldade é conseguir fazer com que ele deixe de usar fraldas, ela ta com 5 anos e 9 meses .

    • Posted 29 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Olá Meirinhos! Realmente é muito difícil, eu fiquei um ano nessa briga e ainda não considero vencida. Quanto mais o tempo passa, mas difícil parece ser. Mas a sua persistência e sua paciência farão grande diferença na vida dele. Acredite, a vida só nos dá desafios que podemos superar! Um abraço e não desista!

  • Posted 29 de Agoust de 2015

    Marcia Semeraro

    Gostaria de poder compartilhar com vocês . Posso?

    • Posted 30 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Olá Márcia! Claro que pode, será muito bem vinda!
      Mande seu depoimento no nosso e-mail clubematerno@gmail.com.
      Um beijo!

  • Posted 29 de Agoust de 2015

    laura

    Ola o meu nome é laura moro em vila franca de xira em portugal o meu filho tambem é autista tem 12anos e usa fralda a noite serà que me pode ajudar bjs

    • Posted 29 de Agoust de 2015
      clubematerno

      clubematerno

      Oi Laura! Eu vou te ajudar sim! Apesar do meu filho ser novinho ainda, estou buscando uma ajude profissional pra te dar retorno, ok? Não desanima, tá? Essa semana eu volto pra te dar uma luz! Beijo

    • Posted 13 de Fevruary de 2016

      Maria

      Olá Elisabete, também estou em Portugal, Carnaxide. O meu filho não é autista, mas tem atraso no desenvolvimento e está numa escola de ensino estruturado. A retirada da fralda durante o dia foi relativamente fácil, mas só está agora consolidado aos 7 anos e ainda usa de noite. Falei com o neuropediatra e ele disse que tinhamos de esperar até haver algumas noites sem xixi e que é possivel recorrer a um medicamento. Numa semana deixam as fraldas. Maria

      • Posted 13 de Fevruary de 2016

        Maria

        Desculpe o post é para a Laura.

  • Posted 30 de Agoust de 2015

    Elisabete Bastos

    Meu filho tem 15 anos e usou frakda à noite até janeiro. Agora dorme sem fralda, mas faz 2 xixis de madrugada. Quais as estratégias para meninos maiores? Obrigada, Ekusabete

    • Posted 31 de Agoust de 2015
      Clube Materno

      Clube Materno

      Olá Elisabete! Meu filho ainda é novinho, por isso não consigo passar muitas experiências que ajudem as crianças maiores. Mas você não foi a primeira a perguntar, então fui atrás de uma grande parceira, fundadora de um centro de atendimento para autistas aqui em Curitiba. Ainda essa semana farei uma postagem que irá lhe ajudar! Um beijo

  • Posted 1 de Settember de 2015

    elem

    Olá meu filho é autista e já tem 5 anos e estou na luta pra tirar a frauda.
    O problema é: ele grita, chora, não quer ficar sentado! Ele fica em crise quando vai ao banheiro…
    Já levei o Tablet pra ele brincar, ou guloseimas q ele adora, ou até coloquei travesseiro atrás atras pra ficar mais confortável!!! E nada! Grita, chora, faz um escândalo!
    Eo problema maior q ele segura o xixi o dia todo e só faz se eu colocar a frauda à noite!
    Ele vai entrar na escola e se tiver com frauda terá que ir para uma escola especial. E ele deste os 2 anos já lê tudo e fala 3 idiomas. E aqui nas escolas especiais na Austria a criança só brinca e não se desenvolve! Quero muito tirar a frauda pra tentar deixar a vida dele um pouco mais normal, pra que ele comece na escola e se desenvolva mais.

    Me ajudem porfavor!!!!

    • Posted 1 de Settember de 2015
      Clube Materno

      Clube Materno

      Olá Elem! O post de amanhã é exatamente sobre isso! E teremos mais um sobre o desfralde noturno essa semana. Acompanhe e depois volte para nos contar como foi! Beijos

  • Posted 1 de Settember de 2015

    Tarciane

    Muito bom!

  • Trackback: Autismo: E quando a criança resiste MUITO a tirar a fralda? | Clube Materno

  • Trackback: Autismo: Guia do desfralde noturno | Clube Materno

  • Posted 16 de Settember de 2015

    Adriana

    Eu sou Cuidadora de um aluno que tem 5 anos e ainda usa fraldas,pois seus pais não se interessam para que ele use o sanitário,mas eu fui orientada a ensina lo,a usar o vaso estou tentando ele falta muito às aulas,será que mesmo sem ajuda da família vou conseguir??

    • Posted 16 de Settember de 2015
      Clube Materno

      Clube Materno

      Oi Adriana! Puxa, é tão difícil encontrar pessoas dispostas a ajudar… Parabéns pela sua iniciativa! Infelizmente acho muito difícil você conseguir sem o apoio dos pais, é uma parceria! Fico muito triste quando vejo depoimentos como o seu. Mas o primeiro passo é convencer a família, convencê – los da importância disso… Se eu puder ajudar em algo, fico à disposição! Um beijo!

  • Posted 12 de January de 2016

    Adriana

    Olá,meu filho completou cinco a nos agora em dezembro de já da sinais de deixar as fraldas,mas o problema esta sendo em ele não aceitar ficar de cueca ou short,apesar de também ainda fazer muito pela casa sem querer fazer no banheiro,só o fato de querer ficar sem a fralda já me alegra muito,mas não posso deixá -lo nu também e chega a ser cansativo insistir e acabo me rendendo e voltando as fraldas…Alguma dica que possa me ajudar?

    • Posted 12 de January de 2016
      Amanda Puly

      Amanda Puly

      Olá Adriana! O problema dele me parece não ser exatamente com o uso do banheiro, mas sim algo sensorial com as roupas e as cuecas.
      Quando eu escrevi estas dicas, muitas mães me relataram que já tentaram essas estratégias, mas ainda sim as crianças resistiam. Então pedi reforços para a fundadora do Centro Conviver aqui em Curitiba (especializado no atendimento de autistas), cujas dicas estão no artigo “Autismo: E quando a criança resiste MUITO a tirar a fralda“. Clique neste link, caso você ainda não tenha lido.
      Você precisa fazê-lo aceitar a cueca e gostar dela. Criar a expectativa, usar personagens, deixar que ele escolha quando for comprar. Deixá-lo instigado, fazer com que ela pareça a coisa mais legal do mundo. Existem alguns livrinhos para essa transição (eu comprei um que me ajudou muito) que relacionam o jogar fora a fralda e usar cuecas, que são coisas de meninos crescidos…
      Mas como disse, a resistência dele me parece ser sensorial. É preciso analisar o caso, talvez pedir ajuda de um terapeuta ocupacional, que fará terapias focadas no processamento sensorial.
      Ah! Já ia esquecendo! Nada de se cansar e voltar as fraldas! Uma vez iniciado o processo, ele não deve ser interrompido!
      Espero ter ajudado um pouco, depois volte para dividir sua experiência com a gente! Beijos e boa sorte!

  • Posted 9 de March de 2016

    Elimara

    Meu bebe tem um ano e sete meses e ainda não fala, porem tem horror ao vaso sanitário, ao troninho. Gostaria de tirar a fralda, com que idade você iniciou esse processo ?

    • Posted 9 de March de 2016
      Amanda Puly

      Amanda Puly

      Olá Eliamara! Ele já tinha 3 anos… Seu bebê ainda é novinho! Sei que muitas pessoas tiram a fralda cedo, mas temos que cuidar para que não seja traumático. Se ele tem horror ao vaso sanitário, como você diz, ele primeiro precisará gostar de ficar lá. Cole adesivos na parede em frente ao vaso sanitário de algo que ele goste. Quando conseguir que ele sente, dê algo em suas mãos como um livrinho ou brinquedo. Use um banquinho e o adaptador de assento. E siga as dicas do post, não tem erro! Beijos

Responder