PARABÉNS A TODOS (AS) NÓS!

Por Edmar Fraga

1439020752028
Hum… E então… O que é Ser PAI? O que é ser Mãe?
Grosso modo… E no senso comum… A maioria das pessoas percebem a paternidade e maternidade como uma coisa natural… E a maioria pensa que ser bons pais/mães tem como parâmetro a responsabilidade!
Penso que é obvio que a responsabilidade por ter trazido um Ser a este mundo é ímpar e afeta em mesma intensidade o PAI e a MÃE em termos de responsabilidades! Apesar de que é sabido que: por constituição física neste plano de vida… É mais fácil e habitual o Pai se eximir e sair fora, enquanto a mãe por gerar em seu ventre e muitas vezes abandonada pelo companheiro… Ter que assumir sozinha a responsabilidade daquele ser que ficou aos seus cuidados! Seu filho!
Todavia, é tudo bem mais complexo e intenso!
Nem todos os homens são preparados a serem Pais e, da mesma forma, nem todas as mulheres estão preparadas para serem Mães! E aí… Existe uma infinidade de situações, onde cada uma deve ser pensada de maneira única!
Muito poderia seguir nesta linha de raciocínio… Mas o objetivo desta escrita vai por outro viés!
Quero falar sobre oportunidade de Evolução Espiritual!
E nesse sentido, penso que de todas as possibilidades possíveis, ter a oportunidade de Ser um BOM PAI e/ou uma BOA MÃE… É incomensurável!
E, de certa forma penso ainda que: A Paternidade e Maternidade é uma emoção / dádiva / sentimento / devoção… Que agracia alguns Espíritos, mas não todos, pois não se trata de criar filhos por assumir a responsabilidade de tê-los trazido aqui… É uma coisa bem maior!
Não vou dissertar o que penso sobre o que é ser Mãe, nem sobre o que é ser Pai! Apenas dizer que quando se sente isso na essência do nosso Ser… Isso é: Oportunidade; Graça; Prazer;… FELICIDADE = A MAIOR QUE PODERÍAMOS EXPERIMENTAR!
Hum… Não posso deixar de AGRADECER AO UNIVERSO essa oportunidade maravilhosa! Pois, fui contemplado nesta vida em ser PAI e MÃE… MÃE e PAI!
E, nessa jornada já não sei mais quando estou sendo MÃE ou quando estou sendo PAI!
É obvio que falho em uma e outra posição!
Mas, o AMOR; a AFINIDADE e os LAÇOS ESPIRITUAIS me deram a possibilidade de poder afirmar: Venci essa batalha! AMO MEUS FILHOS ACIMA DE TUDO! E… Recebo a recíproca!

* Edmar Fraga é Pedagogo formado pela UFPR. Atua na rede pública de ensino.

* Edmar é pai e mãe

Artigos Relacionados

Responder