Hipertensão na infância

O pediatra costuma medir a pressão de seu filho nas consultas? A partir dos 3 anos de idade esta prática deve acontecer. Caso não ocorra, você pode e deve cobrar que seja feito ao menos uma vez por ano, com um equipamento adequado ao tamanho da criança. Os casos de hipertensão entre os pequenos são menos frequentes do que nos adultos, mas eles existem e estão cada vez mais comuns. Geralmente a doença não apresenta sintomas aparentes.

IMG-20150801-WA0043

É claro que a criança pode apresentar um aumento na pressão pelo fato de estar na presença do médico. Por esse motivo, é recomendado comparar duas ou três medições em horários diferentes.

O estreitamento da aorta e doenças renais podem ser a causa de hipertensão na infância. Mas ela também surge por problemas como obesidade, estresse, ansiedade, alimentação inadequada e sedentarismo. Filhos de pais hipertensos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

Uma vida equilibrada, uma alimentação saudável, menos sal e gordura à mesa e uma rotina adequada de atividades físicas são a melhor forma de prevenção!

Por Paula Puly

Artigos Relacionados

Quando os filhos voam…

Quando os filhos voam…

Eu queria ter uma máquina do tempo para voltar na época em que meu primeiro filho era pequeno. Na verdade não sei explicar como ele pôde crescer tão rápido… Mas queria poder desfrutar de suas mãozinhas gordinhas novamente, vê-lo amar tomar...

Responder